Siga nosso canal

21/05/2014
Atualizada: 21/05/2014 00:00:00


 

Data: 21/05/2014

Organizar as diferentes categorias sindicais, estudantes e movimentos sociais para as grandes mobilizações, que serão realizadas no Brasil durante a Copa do Mundo, foi o grande objetivo do Encontro do Espaço de Unidade de Ação, realizado em março na cidade de São Paulo. Mais de dois mil participantes decidiram dar início à Jornada de Mobilizações "Na Copa vai ter Luta", no dia 12 de Junho, acompanhando as grandes manifestações populares que já estão acontecendo em diversas cidades do país.
 
O marcante crescimento das mobilizações sociais, populares e sindicais, como o crescimentos das paralizações e greves evidenciados a partir de 2012 e o levante junho de 2013 projetam o torneio de futebol organizado pela FIFA na Copa das Manifestações, a Copa do Mundo, com início em 12 de Junho, e todo o calendário dos jogos, serão marcados pela unificação das lutas políticas que despontarão pelo país. Os gastos públicos abusivos destinados pelos governos federal e estaduais às obras do megaevento, para a construção de estádios e infraestrutura, serão parte central dos protestos. Mais investimento para saúde pública, educação pública, transporte público e reforma agrária, e também a não criminalização dos movimentos sociais, são as principais bandeiras dos protestos populares, como apresentado no vídeo.

 

Os links com duas versões do material - uma para disseminação nas redes sociais e outra para exibição nos eventos regionais - foram enviados para as Seções Sindicais do Andes-SN através da Circular 092/2014.
 
Em meio às greves e mobilizações de docentes, servidores, trabalhadores da cidade, do campo e do movimento popular, o Brasil sairá às ruas. 

Confira a agenda de mobilizações aprovada no Encontro do Espaço de Unidade de Ação:
- 12 de junho - Abertura da Jornada de Mobilizações “Na Copa vai ter luta”, com grandes mobilizações populares em todas as grandes cidades do país.
- Período dos jogos da Copa: realização de manifestações nos estados conforme definição dos encontros e plenárias estaduais.
- 15 e 16 de julho - Mobilizações contra a Cúpula dos BRICS (Fortaleza).
- 1º a 7 de setembro - Semana da Pátria e Grito dos/as Excluídos/as, com o lema: “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”.

Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail