Siga nosso canal

23/05/2014
Atualizada: 23/05/2014 00:00:00


Data: 22/05/2014

 



A Comissão Mista de Orçamento aprovou na terça-feira (20) a Medida Provisória (MP) 642/14, que abre crédito extraordinário de R$ 4,9 bilhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A MP ainda libera crédito de R$ 200 milhões, que devem ser destinados para as forças de segurança pública do Rio de Janeiro, em particular na região do Complexo da Maré.

Para Ana Maria Estevão, integrante do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do Andes-SN, essa é mais uma medida que demonstra a opção política do governo em financiar a educação privada em detrimento da pública. “Está havendo um contingenciamento de recursos nas universidades públicas, e agora aparecem quase 5 bilhões de reais para as empresas particulares de educação. Temos que nos preparar, pois mais ataques desse tipo podem vir”, afirmou Ana Maria.

 A professora ainda lembrou que a política de investimento de dinheiro público em educação privada, tratando-a como se fosse também pública, está expressa no Plano Nacional de Educação (PNE) do decênio 2011-2020, que ainda não foi aprovado no Congresso. “Veio a lei das instituições comunitárias, depois o perdão das dívidas das empresas de educação, e agora essa MP. Parece que a pressão dos empresários da educação sobre o governo continua forte”, concluiu Ana Maria Estevão.


*Com informações de Agência Brasil

 

Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail