15/07/2014
Atualizada: 15/07/2014 00:00:00
Diversos colegiados e departamentos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) tiveram seu expediente, ou parte dele, suspenso devido ao atraso no pagamento dos salários e outros direitos dos trabalhadores terceirizados. Na sexta-feira (11), a suspensão aconteceu apenas no campus de Vitória da Conquista. Já nesta segunda-feira (14), houve paralisação total das atividades nos três campi da Uesb – Jequié, Vitória da Conquista e Itapetinga. Os pagamentos da folha de junho deveriam ter sido feitos até o dia 7 desde mês. Além disso, os vales transporte e alimentação do mês anterior estão em atraso.
Em Jequié, nesta manhã os portões do campus foram fechados e não houve aulas. No campus de Itapetinga, os trabalhadores também suspenderam as atividades e na terça-feira (15) farão uma mobilização em frente à universidade. Os terceirizados do campus de Vitória da Conquista estão paralisados desde a última sexta (11). De acordo com informações do Sindilimp, a categoria fará uma mobilização em frente à sede do sindicato, em Vitória da Conquista, na terça (15).
Segundo uma carta divulgada pelos funcionários da empresa HD Montagens, do campus de Jequié, além das questões já citadas, os trabalhadores reivindicam o pagamento do vale alimentação retroativo a janeiro de 2014, reabilitação dos planos de saúde e odontológico, que foram suspensos por falta de pagamento.
Desde a assinatura do contrato entre a HD Montagens e a Uesb em meados de 2013, a empresa tem apresentado problemas para cumprir com suas obrigações trabalhistas. A categoriajá realizou diversas paralisações ao longo dos meses para reivindicar o pagamento regular de seus direitos.
De acordo com notícia divulgada em seu site, a Adusb – Seção Sindical do ANDES-SN ressalta que presta todo apoio aos terceirizados na luta por seus direitos e continuará a denunciar a situação.
*Com edição do Andes SN