Siga nosso canal

31/07/2014
Atualizada: 31/07/2014 00:00:00


O professor do Centro de Educação (Cedu), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Tiago Leandro da Cruz (Tiago Zurck), foi eleito um dos vice-presidentes da regional Nordeste 3 (Alagoas, Bahia e Sergipe) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). “Serei um dos diretores do Andes-SN na condição de 2º Vice presidente da Regional nordeste 3 que compreende as Seções sindicais do Andes-SN em Alagoas, Bahia e Sergipe. A nova diretoria foi eleita com 91, 62% dos votos. (http://portal.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=6785) e tem como diretores nacional Rizzo (presidente eleito), Claudia March (secretária-geral eleita) e Amauri Fragoso (tesoureiro eleito) e é composta por 83 docentes de todo o Brasil”, explicou.

Os vice-presidentes da regional da Nordeste 3 são: 1º Vice-Presidente Gean Claudio de Souza Santana (ADUFS-BA) 2º Vice-Presidente Tiago Leandro (zurck) - (ADUFAL).

O professor explica que uma das atribuições dos vice-presidentes regionais é a representação do Andes na região de sua jurisdição frente aos Poderes Públicos e administrações universitárias. “Estar parte da diretoria do ANDES-SN representa fortalecer o movimento docente da UFAL integrando-o ainda mais às lutas do movimento nacional junto com a ADUFAL. O ANDES-SN, o único representante dos docentes do Ensino Superior segundo STJ (http://portal.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=6814) é um dos maiores do Brasil – mais de 60 mil docentes filiados. Mantém na atualidade uma perspectiva de organização classista de sindicato defendendo as bandeiras dos setores da sociedade brasileira que defendem a educação pública, dever do Estado; a luta por condições de trabalho dignas para todos os docentes; educação democrática em sua estrutura organizacional e no acesso com permanência e egresso com qualidade socialmente referenciada. A expectativa é poder contribuir tanto na luta da categoria docente em nível local quanto, regional e nacional na defesa do projeto de Educação Pública, gratuita, dever do Estado, efetivamente democrática e socialmente referenciada na perspectiva dos interesses da classe trabalhadora”, explica o professor. 

A eleição foi realizada entre os dias 13 e 14 de maio por todo o Brasil. Já a solenidade de posse será realizada durante o 59º Conselho Nacional do Andes-SN (Conad), na capital de Sergipe, Aracaju, no período de 21 a 24 de agosto, com o tema “Luta em Defesa da educação: autonomia da universidade, 10% do PIB exclusivamente para a educação pública”.  

Segundo a apresentação da diretoria do Andes-SN, publicada no Caderno de Textos, a temática “expressa com clareza a continuidade e a persistência do nosso esforço no cumprimento de princípios que são parte da luta histórica do ANDES-SN”.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) estará presente no Conad. “Vamos eleger uma equipe de delegados para nos representar e levar nossas reivindicações, colhidas durante várias reuniões junto aos docentes da Universidade Federal de Alagoas”, disse o presidente da Associação, professor Marcio Barboza.

A lista completa com os 83 nomes eleitos pode ser vista no portal do Andes.

 

Thayanne Magalhães

MTE 1335

Ascom Adufal


2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail