Siga nosso canal

11/08/2014
Atualizada: 11/08/2014 00:00:00


 

Instância deliberativa intermediária do Andes SN, o evento será um dos pontos

 de pauta da assembleia desta quinta (14), no auditório da reitoria

 

A Adufal está se preparando para o 59° Conselho Nacional do Andes (Conad), evento que será realizado no período de 21 a 24 de agosto, em Aracaju. Para isso, realiza às 15h30 desta quinta-feira (14), no auditório da reitoria, no Campus A. C. Simões, assembleia geral que tem como um dos pontos de pauta a escolha de delegado para o evento, a definição do número de observadores e de datas para estudos do Caderno de Textos que pode ser acessado na página  da Adufal http://www.adufal.org.br/site/mostranoticia.aspx?cod=11607 ou adquirido na sede da  entidade em cópia impressa para subsidiar as discussões.

Evento anual que reúne delegados de todas as seções sindicais do Andes SN, o 59º Conad é instância deliberativa intermediária do Sindicato Nacional que tem o objetivo de atualizar o Plano de Lutas aprovado no Congresso Nacional da entidade e também exerce a função de Conselho Fiscal do Sindicato Nacional. Durante o encontro, relatórios financeiros, prestações de contas e previsões orçamentárias serão examinadas e aprovadas.

Com o tema “Luta em defesa da educação: autonomia da universidade, 10% do PIB exclusivamente para a educação pública”, o 59º Conad vai abordar questões pertinentes ao fazer docente e às Instituições de Ensino Superior, a partir do balanço dos acontecimentos ocorridos no primeiro semestre, tendo como referência o conjunto de resoluções aprovadas no 33º Congresso do Andes-SN, realizado em São Luís (MA) de 10 a 15 de fevereiro deste ano.

Comporta em sua estrutura quatro temas: Tema I: Movimento Docente e Conjuntura: avaliação da atuação do Andes-SN frente às ações estabelecidas no 33° Congresso; Tema II: Avaliação e atualização do plano de lutas: educação, direitos e organização dos trabalhadores; Tema III: Avaliação e atualização do plano de lutas: Setores e Tema IV: Questões organizativas e financeiras.

“A estimativa de público para esta edição do Conad é de um público de 250 pessoas, entre delegados, observadores e Diretoria Nacional”, disse em entrevista, o professor Jailton Costa, secretário da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs), entidade organizadora do evento. Esta é a terceira vez que Sergipe sedia o Conad. O 58º foi realizado no ano passado, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Posse da nova diretoria do Andes SN -  Durante o 59º Conad a nova diretoria nacional do Andes-SN tomará posse e realizará sua primeira reunião. Entre os 83 membros dirigentes está o professor Tiago Leandro (Zurck), do Centro de Educação (Cedu) da Ufal, eleito vice-presidente da Regional Nordeste III (Alagoas, Bahia e Sergipe).

Realizada em maio, a eleição do Andes SN levou 9.157 eleitores às urnas das seções sindicais da entidade espalhadas por todo o Brasil. A nova diretoria foi eleita com 8.390 votos. 516 foram em branco e 251 nulos. Em Alagoas, foram às urnas 245 eleitores dos 1.428 docentes sindicalizados aptos a votar. Destes, 205 votaram na Chapa 1, única no pleito, 27 votaram em branco e 13 votos foram nulos.

Com informações do Andes SN e da Adufs

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E  679

Tels: 82 3241 1880 82 9953 0252

 

 

Fonte: Ascom da Adufal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail