Siga nosso canal

13/08/2014
Atualizada: 13/08/2014 00:00:00


 

Um dos itens da pauta é a discussão sobre a resolução para promoção a Professor Titular

 

O Conselho de Representantes, órgão deliberativo da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), sessão sindical do Andes SN, realiza nesta quarta-feira (13), a partir das 19h, na sede da entidade, reunião ordinária. Convocada pelo presidente, professor Marcio Barboza, a reunião tem em pauta: 1. Informes; 2. Discussão sobre a resolução para promoção a Professor Titular; 3. Apresentação do relatório da prestação de contas e 4. Outros assuntos.

 

Segundo Marcio Barboza, a discussão do item 2 da pauta vai contar com participação de membros da Comissão Especial, designada pelo reitor Eurico Lôbo, que preparou uma minuta de resolução sobre o assunto com vistas a submetê-la a apreciação e aprovação do Conselho Universitário (Consuni) da instituição.  

 

“A intenção é ampliar e democratizar a discussão da proposta de minuta já elaborada e apresentar sugestões, de forma a contribuir para que se tenha uma resolução compatível com a Lei 12.772/2012 e com a Portaria nº 982, de 03.10.2013 do MEC [que estabelece as diretrizes gerais para a promoção à Classe E, com denominação de Professor Titular], mas que também contemple as diferentes realidades do fazer docente na Ufal”, disse Marcio Barboza.

 

Preocupada com a aprovação de uma resolução que traga dificuldades para os docentes realizarem suas progressões funcionais, a Adufal tem articulado e promovido discussões sobre esse assunto e desta vez, trouxe o tema para a reunião de seu Conselho de Representantes.

 “Precisamos definir pontos e evitar que a resolução interna da Ufal traga mais obstáculos para a evolução da carreira dos professores do que aqueles já impostos pela legislação e diretrizes gerais”, atenta o representante dos docentes na Ufal.

 

Progressão e promoção - A progressão se refere à passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe; já a promoção se refere à passagem do servidor de uma classe para outra subsequente.

 

A Carreira do Magistério Superior Federal é composta por cinco classes: I - Professor Auxiliar; II - Professor Assistente; III - Professor Adjunto; IV - Professor Associado; e V - Professor Titular, e 13 níveis de vencimento. Cada uma das quatro primeiras classes tem quatro níveis. O Professor Titular, que é o topo da carreira, é o 13º nível. A Carreira Docente está assim disposta desde março de 2013 quando entrou em vigor a Lei 12.772/2012 que dispõe sobre o Plano de Carreira e Cargos do Magistério Federal.

 

 

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E  679

Tels.: 82 3241 1880 e 82 9953 0252

Fonte: Ascom da Adufal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail