Siga nosso canal

15/08/2014
Atualizada: 15/08/2014 00:00:00


Data: 15/08/2014

Docentes, estudantes e funcionários da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) elaboraram um manifesto, durante assembleia geral realizada na última quarta-feira (13), em repúdio à possibilidade de venda da instituição, noticiada pelo jornal Valor Econômico do dia 5 de agosto.

“Essa matéria publicada no Valor Econômico nos pegou de surpresa, porque, embora há algum tempo atrás fosse ventilada a história da venda da universidade, ela estava de certa forma condicionada a não recuperação econômica. No momento, a Unimep está operando positivamente e em franco processo de recuperação econômica, mas parece que mesmo assim existem grupos dentro da Igreja Metodista que têm interessem em vende-la, mas essa vontade não representa a parte majoritária da igreja”, afirma o 3º vice-presidente do Andes-SN, Paulo Jorge Moraes Figueiredo, também diretor da Adunimep, Seção Sindical do ANDES-SN.

Figueiredo acrescenta ainda que a matéria publicada possui algumas informações erradas. “A matéria apresenta vários problemas e algumas informações inverídicas, que não dizem respeito à Unimep. Diante dessa questão, o Conselho Universitário se manifestou contrário a qualquer possibilidade de venda. Nós também fizemos nossa manifestação de repúdio, por meio do manifesto”, diz.

Sobre a possível venda da universidade, o diretor da Adunimep conta que não há nenhuma informação substanciada que confirme esta notícia. “Não se nega a possibilidade de a universidade ser vendida, mas ninguém afirma que ela esta à venda. O que existe é uma análise econômica nas instituições metodistas para avaliar quanto seria o montante referente ao patrimônio”. Figueiredo ressalta que o Instituto Educacional da Igreja Metodista de Piracicaba é filantrópico, e que a Unimep é concessional, não sendo permitida a venda. “A regulamentação jurídica da universidade diz que ela não pode ser vendida, se houver alguma transição, o máximo que pode acontecer é a Unimep ser abrigada por outra instituição congênere, que seja filantrópica ou metodista”.

Os presentes à assembleia, além de relembrar a trajetória de batalhas vencidas pela comunidade acadêmica ao longo dos anos, colocando-se dispostos a, se necessário, lutar mais uma vez pela manutenção do modelo organizacional e político-pedagógico vigente na universidade atualmente, consideraram uma afronta qualquer transação comercial que coloque em risco a integridade, a qualidade e a história da Unimep.

Entendendo que qualquer possibilidade de venda da universidade fere a autonomia acadêmica da Unimep, os participantes da assembleia foram unânimes em não admitir que interesses mercantis coloquem em risco o perfil diferenciado e a qualidade de ensino que a universidade carrega até hoje como a sua principal bandeira.

“Estamos atentos e em estado de alerta, mobilizados em relação às questões jurídicas, e vamos nos posicionar fortemente se houver alguma tentativa real. Por enquanto não há nenhuma ação, mas estamos muito atentos, por conta de outros episódios vividos na universidade”, ressalta o diretor da Adunimep.

 

Confira o manifesto aqui.

 

*Com informações e foto de Diário do Engenho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail