23/10/2014
Atualizada: 23/10/2014 00:00:00
O 20º Curso do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro de 5 a 8 de novembro, terá como tema “Comunicação dos Trabalhadores e Hegemonia”. O Curso do NPC é referência para sindicalistas, jornalistas, militantes sociais, professores e estudantes de comunicação do país inteiro, interessados em debater a comunicação de um ponto de vista contra-hegemônico.
O Andes-SN participará do curso, como nos últimos anos. Marinalva Oliveira, 1ª vice-presidente do Andes-SN e encarregada de imprensa do Sindicato Nacional, reafirma a importância do debate sobre comunicação. “A imprensa sindical tem papel fundamental na disputa contra hegemônica e na divulgação das pautas de interesse da classe trabalhadora. Só com equipes de comunicação sindicais fortes e consolidadas conseguiremos romper a barreira da imprensa tradicional e levar, inclusive para a nossa base, informação de qualidade e relevância”, afirma a docente.
Marinalva também ressalta a importância das Seções Sindicais enviarem diretores e jornalistas ao curso, pois ele cumpre um papel importante como espaço de debate e formação continuada dos profissionais e dirigentes da imprensa.
As inscrições para o curso estão abertas, mas, segundo o NPC, sobram poucas vagas a serem preenchidas. Para inscrever-se, basta baixar a ficha aqui, preenchê-la e enviar para npiratininga@piratininga.org.br, junto com o comprovante de pagamento da taxa, que é de R$ 1470,00 com estadia e de R$ 830,00 sem estadia. Para mais informações sobre as inscrições, o telefone é (21) 2220-5618.
Programação
A programação do evento conta com diversas mesas de debate e oficinas. Na quarta-feira (5), o curso inicia com o debate “Comunicação e cultura das classes populares”, e termina com a mesa “Comunicação, trabalhadores e hegemonia”. Na quinta-feira (6), as mesas são sobre “A construção social das ideias”, “Cumplicidade da imprensa e dos empresários com a ditadura” e “20 anos de comunicação sindical”.
Já na sexta-feira (7) os debates giram em torno de “Impasses na democratização da comunicação no Brasil” e “Rádio e TV dos Trabalhadores”. O sábado (8) conta apenas com a mesa “Desafios imediatos e históricos da comunicação dos trabalhadores”, e, pela tarde, com 5 oficinas.