Siga nosso canal

01/11/2014
Atualizada: 01/11/2014 00:00:00


 

Data: 31/10/2014

 

Começou na noite desta sexta-feira (31), em Brasília, o Seminário Nacional sobre a Estrutura Organizativa do Andes-SN, com o objetivo de debater a experiência organizativa da entidade frente aos desafios políticos atuais. Mais de 120 docentes participaram neste primeiro dia.

Na abertura do seminário, Paulo Rizzo, presidente do Andes-SN, falou sobre “Como enfrentar os novos desafios sem abdicar dos princípios”. Rizzo explicou que, nos últimos 15 anos, têm ocorrido no país iniciativas de reformas tanto trabalhista, como sindical, que retiraram uma série de direitos socias, afetaram a organização da classe trabalhadora, e só não tiveram efeito mais nefasto por conta das lutas empreendidas pelas categorias. 

Conforme o presidente do Sindicato Nacional, as reformas em curso são impulsionadas pelo modelo econômico capitalista, que visa aumentar a produtividade, reduzir os gastos públicos e remunerar o capital financeiro em período de crise. “As medidas que se tomam implicam na retirada dos direitos dos trabalhadores e na fragmentação das categorias, inclusive a nossa”, ressaltou.

Rizzo citou o processo de expansão, de forma precarizada e desordenada, das instituições públicas de ensino, a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e a proposta da Capes de contratar os docentes por organizações sociais (OS) como exemplos.

 

 

Segundo o presidente do Andes-SN, o momento atual é de desagregação da categoria, promovido pelo neoliberalismo, que dispersa geograficamente e individualiza cada vez mais as instituições públicas de ensino e seus trabalhadores. “Temos que pensar como vamos responder a esse desafio e como será a participação do Andes-SN nesse quadro de fragmentação. Precisamos de um sindicato forte para instrumentalizar a categoria para as lutas que virão no próximo período", afirmou.

Na história do Andes-SN, segundo seu relato, sempre foi comum receber ataques e isso faz parte da vida sindical, mas que no final sempre prevalece a luta dos trabalhadores. "Vivemos anos sem registro no Ministério do Trabalho. Quando conseguimos, retiraram, e vão continuar os ataques. Não somos um sindicato dócil".

Caderno de textos

Após a palestra, foram apresentados os textos dos docentes, alocados em quatro eixos, para o seminário, que são: Composição e forma de Composição da Diretoria, Multicampia, Formas de Precarização do Trabalho Docente e Reorganização do Andes-SN e Política Sindical.

Os textos servirão de instrumentos para aprofundar o debate sobre a organização do Sindicato. Ao todo foram publicados 13 textos de seções sindicais e sindicalizados, o que mostra uma boa participação da categoria. Confira aqui o caderno de textos.  

Paulo Rizzo afirmou que todas as propostas que foram apresentadas estão postas nessa perspectiva de fortalecer o Andes-SN. “Essa é de fato a intenção de todas as propostas e vamos ver como elas podem fazer com que o Andes-SN tenha possibilidade de fortalecer seu enraizamento”.

Seminário

De acordo com Amaury Fragoso de Medeiros, tesoureiro do Sindicato Nacional e da coordenação do Grupo de Trabalho em Política de Formação Sindical (GTPFS), a avaliação do primeiro dia do seminário foi positiva. A expectativa é que durante o final de semana aumente o número de inscritos. “Um seminário como esse contribui muito para discutir a pluralidade de ideias e construir o Andes-SN como instrumento, independente de partidos políticos e instituições, de toda a classe trabalhadora, diante da reconfiguração do mundo do trabalho”, ressaltou.

Como o seminário não tem caráter deliberativo, os resultados do encontro deverão servir de subsídios, para a coordenação do GTPFS, na elaboração de propostas a serem apresentadas no 34º Congresso Sindicato Nacional, que acontece entre os dias 23 e 28 de fevereiro de 2015, também na capital federal. O seminário ocorre até domingo (2). No sábado (1º) serão realizadas as reuniões com grupos mistos e no último dia, as plenárias.

 

Leia Mais

Docentes se reúnem em Brasília para discutir a estrutura organizativa do Andes-SN

Caderno de Textos do Seminário sobre Estrutura Organizativa é publicado

Seminário debaterá estrutura organizativa do ANDES-SN frente aos desafios políticos atuais

 

 

Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail