Siga nosso canal

15/01/2015
Atualizada: 15/01/2015 00:00:00


 

Data: 14/01/2015

Após os docentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) suspenderem a greve, foi a vez das universidades Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Regional do Cariri (Urca) interromperem a paralisação iniciada no dia 15 de setembro. Os docentes também aprovaram, em suas assembleias específicas, na noite de terça-feira (13) a manutenção do estado de greve e acompanharão se os acordos que foram feitos com o governador do Ceará, Camilo Santana, serão cumpridos. Caso contrário, a qualquer momento poderão retomar a paralisação.

 

“Com a suspensão da greve, estamos dando esse crédito de que a pauta seja atendida. Até o final do mês de janeiro devem ser publicados os editais para a realização de concursos”, contou Silvia Helena, presidente Seção Sindical dos Docentes da UVA (Sindiuva) do Andes-SN, após reunião com o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Inácio Arruda, nesta quarta-feira (11). 

 

Augusto Nobre, presidente Seção Sindical dos Docentes da Urca (Sindurca) do Andes-SN, afirmou que é sempre difícil fazer uma greve longa, e que o resultado da mobilização foi vitorioso. “Há quatro meses não tínhamos nenhum indicativo de quantidade de vagas de professores efetivos e conseguimos 88 vagas por conta da greve, 26 por nomeação e 62 por meio de edital de concurso. Não é o que estávamos pleiteando, mas a conquista dessas vagas nesse momento foi de grande importância”, explica.

Entre as medidas negociadas com o governo cearense está a realização imediata de concurso público para professores efetivos. Ao todo serão 249 vagas, sendo 120 para a Uece, 67 para a UVA e 62 para a Urca. Além dessa conquista, ficou acordado também abertura de concurso para 192 vagas de técnico-administrativos, fato que ocorrerá pela primeira vez na história das estaduais cearenses; a regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos professores; a permanência do repasse de R$ 10 milhões para cada universidade, conquistados na greve de 2013, para bolsas estudantis; reforma e ampliação do prédio da Facedi (Itapipoca), e criação do curso de Ciências Sociais; e nomeação de 31 professores das três universidades, já aprovados em concurso, que estavam aguardando assinatura do governo. 

Saiba Mais

Greve de professores da Uece é suspensa após quatro meses

 

 

Fonte: Ascom Adufal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail