Siga nosso canal

10/02/2015
Atualizada: 10/02/2015 00:00:00


 

Data: 10/02/2015
 
 
                                       
De acordo com o movimento, esta é maior ação da história da luta pela moradia no DF

                                                     

 

                                                       

Na madrugada de sábado (7), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizou seis ocupações simultâneas nas cidades de Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia e Taguatinga, localizadas no Distrito Federal. O movimento considerou a ação como a “maior da história da luta pela moradia no Distrito Federal”. As ocupações são por tempo indeterminado. "Hoje, marcamos a história da luta pela moradia. É a maior demonstração de organização dos movimentos de luta pela reforma urbana. Queremos destinação imediata das áreas ocupadas para moradia popular", afirmou Edson Silva, um dos coordenadores do movimento, em nota divulgada na rede social do MTST.

 

Na tarde do mesmo dia (7), o MTST se reuniu com a comissão de negociação do governo do Distrito Federal (GDF) para tratar da pauta do movimento, que reivindica uma política habitacional definitiva para atender as 2,5 mil famílias que realizam as ocupações, com a destinação dos terrenos para a moradia popular, assim como serviços públicos de qualidade nas regiões para beneficiar o conjunto da comunidade. Haverá uma nova reunião com o GDF nesta terça-feira (10) para definir os encaminhamentos dessa pauta.

Homenagem


As ocupações realizadas foram batizadas com nome de mulheres, referências na luta social: Dorothy Stang, assassinada lutando pela reforma agrária, em Brazlândia; Rosa Luxemburgo, assassinada lutando pela revolução alemã, em Ceilândia; Maria da Penha, que sofreu duas tentativas de assassinato pelo próprio marido, em Planaltina; Anita Garibaldi, conhecida como  a “Heroína dos Dois Mundos”, no Recanto das Emas; e Olga Benário, comunista, assassinada pelos nazistas em um campo de concentração, em Samambaia. Em Taguatinga, a ocupação foi em parceria com o Movimento Mercado Sul Vive - Beco Cultural. Segundo o Movimento, a homenagem busca honrar as mulheres guerreiras e valorizar todas as mulheres que lutam no MTST

.

 

Confira os endereços das ocupações:
Brazlândia - Entrada principal de Brazlândia, ao lado do Setor Tradicional, às margens da BR
Ceilândia - Centro Metropolitano, Lotes 02, 03 e Praça do Sol
Planaltina - Vizinho à Estância Recanto do Sossego, 35 e ao lado do Condomínio Estância Mestre Darmas V
Recanto das Emas - Quadra 301, na escola abandonada
Samambaia - Quadra 217
Taguatinga - Mercado Sul – QSB 12/1 

*Com informações do MTST

  

Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail