Siga nosso canal

27/02/2015
Atualizada: 27/02/2015 00:00:00


Data: 26/02/2015
 
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (25), a pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Angela Rocha, informou que as aulas só recomeçarão na UFRJ no dia 9 de março. Na data, é esperado que os pagamentos dos trabalhadores terceirizados responsáveis pela limpeza e segurança dos prédios tenham sido normalizados. A decisão da pró-reitoria aponta que a crise da falta de pagamento dos trabalhadores terceirizados afetou a universidade como um todo.

Antes do comunicado, diversas unidades autonomamente já tinham informado a impossibilidade de receber os estudantes no próximo dia 2. Foi o caso da Faculdade Nacional de Direito, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Escola de Belas Artes, Escola de Serviço Social e Colégio de Aplicação.

 

Confira a íntegra da nota:

 

"Prezadas alunas e alunos da graduação,

Informamos que o início das aulas nos cursos de graduação da UFRJ será transferido para o dia 9 de março. Como vocês sabem, o retorno estava programado para o dia 2 próximo. Alteramos o calendário pois, na próxima semana, há previsão de normalização dos serviços terceirizados de limpeza, na universidade. Lembramos que a alteração de data não implica, de forma alguma, prejuízo ao calendário acadêmico para este ano.

Contamos com a compreensão de todos vocês. Bom retorno!

Angela Rocha

Pró-reitora de Graduação"

 

 

Além do comunicado da pró-reitora, foi divulgada uma nota do reitor na página eletrônica da UFRJ. Confira a seguir:

 

"Nota à comunidade acadêmica sobre volta às aulas e serviços terceirizados

Aos alunos, professores e servidores técnico-administrativos:

A UFRJ tem enfrentando uma série de dificuldades neste início de ano, para honrar compromissos financeiros, em especial os relativos a serviços terceirizados. Em virtude da não aprovação do orçamento da União para 2015, a universidade tem recebido recursos do Governo Federal em parcelas mensais, correspondentes a apenas 1/18 do orçamento proposto para este ano. No ano passado, deixaram de ser repassados à UFRJ quase

R$60 milhões, cerca de 20% de nosso orçamento. Assim, a Reitoria tem mantido contato permanente com o Ministério da Educação, para garantir a liberação de recursos necessários à nossa universidade.

Os serviços terceirizados correspondem, hoje, a praticamente metade de nosso orçamento anual de custeio (despesas correntes) e, portanto, qualquer alteração nos repasses às empresas tem impacto imediato e direto sobre a rotina da universidade. Nos últimos dias, parte dos serviços de limpeza foi interrompida e, mesmo após a liberação de recursos pelo MEC, os trabalhos estão sendo retomados gradativamente.

Para garantir o retorno adequado às aulas, após consulta à área acadêmica, nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, decidimos por adiar o retorno das aulas para o dia 9 de março. A medida foi tomada para garantir a normalização dos serviços de limpeza na universidade e não oferecerá prejuízos ao calendário acadêmico deste ano.

A Reitoria tem envidado esforços para assegurar que este início de ano seja o mais tranquilo possível, e que nossas atividades acadêmicas se desenvolvam em sua plena normalidade na graduação, na pós, nas atividades de extensão e de serviços à sociedade, sem comprometer a sua qualidade e excelência.

 

Carlos Levi

Reitor da UFRJ"

 

* com edição do Andes-SN


 



 

Fonte: Andes SN por Adufrj SSind

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail