13/03/2015
Atualizada: 13/03/2015 00:00:00
Estudantes, docentes e técnicos apoiam manifestação em frente ao campus Gragoatá, em Niterói
Os trabalhadores terceirizados da Universidade Federal Fluminense bloquearam a entrada do campus Gragoatá, em Niterói, na manhã desta sexta-feira (13), para protestar contra o não pagamento dos salários. Estudantes, técnicos e docentes também estão no local e apoiam os manifestantes.
“O salário é o principal, mas têm várias outras coisas, como a alimentação”, disse uma das trabalhadoras terceirizadas que cuida da limpeza da universidade. Como ela, a maioria dos que protestam são contratados através da empresa Luso Brasileira, mas há também terceirizados da Croll e da Vpar – todas as três não pagaram os salários de fevereiro.
De acordo com os trabalhadores, o objetivo é sair em passeata e percorrer os demais campi da instituição em Niterói. O ato, por enquanto, se concentra na entrada campus do Gragoatá. A empresa não informou ainda aos trabalhadores quando será efetivado o pagamento dos salários. Eles temem que se repita o que ocorreu com o 13º salário, pago com quase dois meses de atraso.
Em assembleia realizada quinta-feira (12), os docentes da UFF decidiram pelo total apoio aos terceirizados.
Crise nas Federais
O não pagamento dos trabalhadores terceirizados é a face mais visível da crise financeira vivenciada pelas Instituições Federais de Ensino, fruto da redução do repasse de verbas que ocorre anualmente. Essa crise se acentua com a expansão desordenada das instituições, com a terceirização dos serviços públicos e com a precarização das condições de trabalho. Mesmo antes do anúncio do corte no orçamento do Ministério da Educação, anunciado pelo Governo Federal, no valor de R$ 586 milhões mensais, algumas instituições de ensino já vinham sofrendo para honrar com o pagamento de contratos com empresas terceirizadas e também com a manutenção da infraestrutura de salas, laboratórios, bibliotecas, restaurantes universitários, entre outros. Leia mais aqui.
*Com edição do Andes-SN
*Foto: Aduff SSind