27/03/2015
Atualizada: 27/03/2015 00:00:00

Já está funcionando o Repositório Digital de Arquivos de Interesse Jornalístico do Andes-SN. O sistema, montado em software livre, servirá para articular e agilizar a troca de produções jornalísticas entre as diferentes seções sindicais e o Sindicato Nacional, dessa maneira, democratizando o acesso à informação. Qualquer pessoa poderá acessar a ferramenta.
Segundo a Circular n° 49/15 emitida, na terça-feira (24), pelo Andes-SN, cada seção sindical terá uma área própria de postagem, com senha exclusiva para carregar os arquivos no repositório. Os espaços são subdivididos por ano e temática (fotos, textos, vídeos e materiais). Será disponibilizada uma senha de acesso para cada seção sindical - que deve ser solicitada pelo diretor responsável pela comunicação ou pelo jornalista, com conhecimento do seu encarregado - ao departamento de Tecnologia da Informação (TI) do Sindicato, através do e-mail: suporte@andes.org.br. A reprodução do material é gratuita, mediante citação da fonte.
“Essa é uma importante ferramenta para facilitar o acesso e dar visibilidade aos materiais produzidos pelas seções sindicais e a imprensa nacional. Servirá também como fonte de pesquisa, o que sem dúvida ajudará a enriquecer e dar mais elementos para as produções jornalísticas e ainda funciona como um grande arquivo do que é feito pelo Andes-SN e pelas Seções Sindicais”, ressalta Marinalva Oliveira, encarregada de Imprensa do Sindicato Nacional.
Na próxima reunião do Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA) do Sindicato Nacional será oferecida uma oficina para o treinamento do uso do repositório.
Acesse aqui a ferramenta