|
As associadas da Adufal, professoras Maria Valéria Costa Correia e Rosa Lúcia Prédes Trindade, respectivamente diretora e vice-diretora da Faculdade de Serviço Social (FSSO), da Ufal, serão homenageadas com o troféu Guerreiras de Alagoas, nesta terça-feira (31), às 19h, no auditório I do Centro Universitário Tiradentes - Unit, durante a 8ª Semana da Mulher, evento organizado pelo curso de Serviço Social, da instituição.
O Guerreiras de Alagoas homenageia mulheres que desenvolvem trabalhos relevantes na sociedade alagoana. Também estão sendo homenageadas com o troféu a cantora Leureny Barbosa de Barros, a arte-educadora Perolina Batista de Andrade (Peró), a empresária e militante da luta contra o preconceito e a discriminação sexual, Rosa Mossoró Bezerra Santos e Maria Neide Martins, a Mãe Neide Oya D”Oxum que desenvolve grande papel na disseminação da cultura afro-brasileira, no Estado.
Mais sobre as mulheres homenageadas
Leureny Barbosa de Barros - alagoana, cantora de MBP. Conhecida como a dama da música alagoana. Como seus pais, todos os 05 irmãos herdaram a veia artística. Sua paixão pela música vem desde os sete anos de idade: quando na brincadeira com os irmãos, improvisava palco ou quando tocava piano imaginário na janela de sua casa. Com seu CD “Dama da Noite” contribui para divulgar a música alagoana.
Peronilda Batista de Andrade (Peró) – natural de Maceió. Graduada em Teatro pela Universidade Federal de Alagoas. Fundadora da ONG Sua Majestade, O circo, projeto que trouxe às crianças da Vila Emater II a possibilidade de apreender artes do mundo circense. Desde 2001, a ONG desenvolve trabalhos de arte-educação, resgatando a cultura do circo na cidade de Maceió.esta
Rosa Mossoró Bezerra Santos - Filha do lendário Mossoró, Rosa Mossoró herdou do pai não só a fama do sobrenome, mas a paixão pela vida noturna de Maceió. Aos 47 anos, ela é uma das figuras mais emblemáticas do circuito de bares e boates da capital alagoana. Rosa é defensora da luta do combate ao preconceito e discriminação sexual. Entre mitos e verdades, a trajetória noturna de Rosa Mossoró está recheada de glamour, coragem e muito trabalho.
Maria Valéria Costa Correia - assistente social diretora da Faculdade de Serviço Social (FSSO) da Ufal e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais, e professora da Graduação e da Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da instituição. Lidera a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde. Milita em defesa da saúde pública e manifesta a sua posição contrária à implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) nos Hospitais Universitários e em qualquer outro Hospital-escola do país, porque considera a sua implantação uma afronta.
Rosa Lúcia Prédes Trindade - assistente social vice-diretora da FSSO) da Ufal. Participa da Rede de Pesquisa sobre o Trabalho do Assistente Social (Retas) e oordena os Grupos de Pesquisa Mercado de Trabalho do Serviço Social e Saúde Mental e Sociedade e o Projeto Integrado de Pesquisa (Procad -Casadinho Ufal, UFRJ, PUC-SP).
Maria Neide Martins - “Mãe Neide Oya D’Oxum” é reconhecida por sua contribuição na disseminação de costumes e tradições afro-brasileiras, no Estado de Alagoas e por desenvolver trabalhos sociais junto à comunidade alagoana. É considerada Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas pela Lei nº 6.513 de 22 de setembro de 2004, alterada pela Lei 7.172 de 30 de junho de 2010. Iniciou-se no Kardecismo aos 16 anos, no ano de 1978 no Centro Companheiro de Emanuel em Arapiraca.
Assessoria de Comunicação da Adufal
|