Siga nosso canal

07/05/2015
Atualizada: 07/05/2015 00:00:00


 

Data: 07/05/2015

Os docentes e estudantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) retornaram às atividades na segunda-feira (4), após uma greve, iniciada no mês de março, que trouxe vitórias importantes à categoria.

Os professores conquistaram reajuste salarial de 13%, o compromisso do governo estadual com a realização de concursos públicos ainda em 2015, a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) na reunião do Conselho Universitário e o aumento de 8,5% do vale alimentação. Além do aumento de vagas imediatas para professores e técnicos com garantia de enquadramento dos docentes que estão fora da classe e o pagamento imediato dos docentes que prestaram serviço e estão com pagamentos atrasados. Foi conquistado também a retomada das obras paradas há mais de três anos em diversos campis, a suplementação orçamentária de R$ 3 milhões – valor considerado insuficiente pelo movimento, e a constituição de comissões paritárias para a restruturação da Uepa e instalação da Estatuinte. 

Zaira Fonseca, diretora da Seção Sindical dos Docentes da Uepa (Sinduepa Seção Sindical do Andes-SN), considera a greve vitoriosa, e ressalta que a luta não se encerrou. “Tivemos praticamente todos os pontos atendidos na negociação, porém o movimento SOS Uepa, construído em unidade com os estudantes, continua para discutir um orçamento para a universidade no ano que vem”, afirma.

 

Os docentes ainda definiram com o governo um calendário com mesas de negociação permanentes, até o final do ano. A próxima será no dia 13 de maio, a fim de debater o pagamento do retroativo do reajuste salarial e o calendário de reposição de aulas.

 

Segundo a diretora da Sinduepa SSind, o sindicato foi o protagonista dessas atividades dirigindo esse processo, junto com uma representação estudantil. “A seção sindical do Andes-SN esteve a frente das situações em todos os momentos. Tivemos uma participação ativa e consistente nesta greve e na sua conclusão”, disse.

 

 

*Com informações da Sinduepa SSind

 

Leia Mais

 

Greve da Uepa avança com conquistas

 

Professores da Uepa deflagram greve nos campi do interior e da capital

 

Docentes e técnicos da Uepa paralisam atividades por melhores condições de trabalho

 

 

 

 

 

 

Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail