19/05/2015
Atualizada: 19/05/2015 00:00:00
A associada da Adufal, professora e escritora Leda Almeida Guerra faz o lançamento de seu livro Estranho Íntimo, nesta quinta-feira (21), às 19h30, no Museu Théo Brandão. Editado pela Bagaço, o livro teve revisão de Alan Leal, capa da designer pernambucana Alexandra Moraes, a partir do quadro de Vincent van Gogh The Langlois Bridge at Aries e traz em suas 111 páginas, 41 crônicas tecidas por memórias e afetos, enriquecidas pela repercussão do vivido.
Seguindo as pistas traçadas no prefácio escrito pela psicanalista Liége Selma Lise, do Instituto de Psicanálise Lacaniana de São Paulo (IPLA), Leda Almeida compõe um pot-pourri em que dialoga com literatos, artistas, filósofos e poetas.
“Revisita e reinventa cenários, experiências e lugares. A maternidade, os laços de parentesco, a juventude e a velhice, a amizade, o amor-amante, a política, o apreço pelo espírito republicano da sua Alagoas [...]”, registra a psicanalista Liége Lise. Num certo ponto, ainda que, sem retirar o véu que envolve as palavras quando em funções literárias, a psicanalista deixa entrever que há, em todo escrito, cenários do viver da autora.
E justifica: “somos cotidianamente afetados pelo que vemos, ouvimos e experimentamos. As palavras, as imagens e as sensações vão consciente e inconscientemente se acumulando, se adensando, ressoando e repercutindo em nós mesmos como um estranho íntimo. É preciso parar, deixar que esse nosso estranho íntimo ressoe, que escutemos o que ele está a nos dizer”.
Segundo ela, é dessa escuta que o livro trata. “Com uma linguagem fluida e instigante a autora vai traduzindo a sua escuta e conduzindo o leitor ou a leitora cuidadosamente pelo reino das palavras, das imagens, das idéias, dos afetos” Para ela, quem aceitar o convite de adentrar na leitura das crônicas de Estranho Íntimo há de trilhar um caminho de encantamentos, de reflexões e de memórias repletas de prazer e de significação.
Com formação em Psicanálise, graduação e mestrado em História pela Ufal, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-doutorado em Interculturalidades pela Universidade Aberta de Lisboa, Leda Almeida Guerra é professora da Ufal desde 1993 e já publicou Aquém Sol, Além Mar, pela Editora Bagaço e Maceió: De Ancoradouro A Cidade, pela Cortez Editora.
Assessoria de Imprensa da Adufal
Jornalista Responsável: Lucia Rocha M T E 679
82 3241 1880 e 82 9614 4830