01/06/2015
Atualizada: 01/06/2015 00:00:00
Teve início nesta sexta-feira (29) a quarta edição do Seminário Estado e Educação do Andes-SN. O evento, com a temática "A Contrarreforma do Estado e os impactos sobre a Educação", acontece na Universidade Federal de Santa Catarina nesta sexta e sábado (31).
A abertura do Seminário contou com a presença do presidente do Andes-SN, Paulo Rizzo, que ressaltou a importância do debate sobre essa temática, principalmente no momento em que os docentes federais e de diversas universidades estaduais estão em greve em defesa do caráter público da educação e por mais verbas para o ensino público.
Ainda durante a manhã, ocorreu a mesa "A Contrarreforma do Estado e os impactos sobre a Educação", com a contribuição das professoras Ângela Siqueira e Olinda Evangelista e do professor Roberto Leher. No período da tarde, os participantes se dividem em grupos de trabalho para discutir as seguintes temáticas, tendo como base o caderno de textos do seminário (veja aqui): política educacional e precarização do trabalho docente; reformas curriculares nos cursos de formação de professores; PNE: mercantilização e ressignificação do caráter público da educação; trabalho docente, carreira e produtivismo; e Internacionalização da educação. No sábado, ocorrem as plenárias temáticas e o encerramento.
Confira aqui o Caderno de Textos do IV Seminário Estado e Educação
Imagem de Andes-UFSC