03/06/2015
Atualizada: 03/06/2015 00:00:00
Em greve desde o dia 28 de maio, os professores da Ufal realizaram assembleia geral na manhã desta quarta-feira (3), no auditório Vera Rocha (antigo Csau), em que socializaram informações sobre os encaminhamentos nacionais e sobre as atividades realizadas pelo Comando Local de Greve (CLG), na capital e nos campi do interior do Estado. Definiram uma agenda com as atividades do CLG na próxima semana, deliberaram pelo adiamento das eleições da Adufal e prorrogação do mandato da atual diretoria. Assinaram o livro de presença da entidade, 82 professores.
Já na segunda-feira (8), os docentes vão participar da reunião do Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo de deliberação da Ufal, para o qual enviaram ofício em que solicitam que seja incluído na pauta a discussão e deliberação do indicativo de suspensão do calendário acadêmico. O entendimento dos docentes é que a um só tempo, devem ser assegurados o direito dos docentes à greve – como manda a Constituição Federal - e o direito dos alunos à reposição das aulas, após o término do movimento.
Na terça-feira (9), farão uma caminhada, tipo arrastão, de sala em sala, pelo Campus A. C. Simões, com o fim de conversar com os colegas, expor o andamento do movimento e ampliar o nível de mobilização da categoria. A concentração está marcada para a 7h, na frente de Reitoria, com saída às 8h.
Na quarta-feira (10), o CLG/Adufal realiza nova assembleia geral, no horário da tarde, com local ainda a ser definido. Durante a assembleia os docentes farão doação de sangue e assistirão à exibição do "Documentário sobre os 52 dias de Greve dos Professores do Distrito Federal (DF). Produzido pelo Sindicato dos Professores no DF (Sinpro-DF), o documentário registra a mobilização histórica dos professores de ensino médio do DF, em 2012.
Na terça (9) e na quinta-feira (11), das 16h30 às 18h, os professores participarão de uma oficina de Yoga, na sala Úlpio Miranda, no Csau, no Campus A. C. Simoes, a ser coordenada pelo professor Fábio Paraguaçu, da diretoria de divulgação e imprensa da Adufal, com a participação da professora Cleide Jane de Sá Araújo Costa.
Sobre as eleições da Adufal, para o biênio 2015/2017, os docentes deliberaram para que sejam realizadas 60 (sessenta) dias após o término da greve.
Ações do CLG na Capital no interior - Na segunda-feira (1º), docentes da base e integrantes do CLG participaram de caminhada no Campus A. Simões, na Capital, enquanto outros viajaram para a Ufal de Santana do Ipanema, unidade que integra o Campus do Sertão, onde ouviram sobre as dificuldades enfrentadas por todos que fazem aquela unidade, apresentaram os eixos da pauta de reivindicações do movimento nacional e expuseram sobre o fortalecimento da greve que, segundo informações do Comando Nacional de Greve (CNG), vem ganhando adesões e se ampliando pelo Brasil afora. Na terça-feira (2), o CLG se reuniu com os professores do Campus Arapiraca.
Assessoria de Imprensa da Adufal
Jornalista responsável: Lucia Rocha M T E 679
82 3241 1880 e 9953 0252