12/06/2015
Atualizada: 12/06/2015 00:00:00
Reunidos em assembleia extraordinária na quinta-feira (11), os docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) decidiram, por ampla maioria, pela continuidade da greve, iniciada no dia 25 de maio após o descumprimento do acordo firmado com o Governo do Estado. Os presentes rejeitaram a última proposta feita pelo governo em audiência na segunda-feira (08), que reuniu todas as categorias da instituição federal de ensino.
O governador do Estado, Robinson Faria, apresentou uma proposta de que fossem formadas quatro comissões conjuntas com as categorias da instituição e do governo, a fim de discutir o orçamento e a autonomia da Uern e também saídas para o movimento grevista. No entanto, para os docentes, a proposição do governo não toca na pauta de reivindicações dos servidores, e tem como objetivo retardar ou mesmo burlar o processo de negociação com os grevistas.
“A Assembleia foi coerente em não acatar a proposta do governo, uma vez que desde o início consideramos que ela foi evasiva e não apresentou em nenhum aspecto uma real solução para a greve dos docentes”, afirmou Rosimeiry Florêncio, representante da Associação dos Docentes da Uern – Seção Sindical (Aduern-SSdind).
Em nota, o Comando de Greve da Uern apontou também a contradição do governo. “Além de não cumprir o acordo, governo e reitoria ainda não apresentaram nenhuma contraproposta concreta para resolver o impasse, por eles criado. Na reunião realizada no último dia 8 de junho, numa manobra evasiva, o governador Robson Faria, com a conivência da reitoria, tentou enganar os servidores da Uern e confundir a opinião pública”.
Os docentes também discutiram a participação da categoria em uma audiência pública, na Assembleia Legislativa na próxima terça-feira (16), que apresentará a situação da instituição e pensará saídas para a greve. Na mesma data, os docentes vão realizar um ato público, a partir das 11h, em frente à Assembleia Legislativa, expondo para a população a pauta de reivindicação dos grevistas.
Com informações: Aduern-SSdind