17/06/2015
Atualizada: 17/06/2015 00:00:00
Reunidos na manhã desta quarta-feira (17), na Sala Pitanga, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso - onde desde segunda-feira (15) até sábado (20) acontece o Congresso Acade^mico Integrado de Inovac¸a~o e Tecnologia (Caiite) – os professores da Ufal, em greve há vinte dias, socializaram informes, apresentaram o mapa do movimento em todo país e o relato enviado pelo delegado representante do Comando Local de Greve da Adufal no Comando Nacional de Greve (CNG), em Brasília; aprovaram propostas e encaminhamentos da pauta local e da agenda semanal da greve. A próxima assembleia está marcada para as 9h30, no auditório da Reitoria, no Campus A. C. Simões.
Entre os encaminhamentos aprovados está o alargamento do prazo de entrega da pauta local. O CLG/Adufal decidiu intensificar as ações a esse respeito: correspondências estão sendo enviadas a diretores e coordenadores com o fim de estimular a realização de encontros para discussão sobre as prioridades dos campi. No dia 30, às 9h, será realizado o evento “Café com Pauta”, simultaneamente, nos campi A. C. Simões, em Maceió; da Ufal de Arapiraca e do Sertão, sob a coordenação do professor Tiago Leandro (Zurck); da professora Joelma Albuquerque e do professor Leônidas de Santana Marques, respectivamente.
Desde a abertura do Caiite, ocorrida na segunda-feira (15), o CLG/Adufal tem ocupado uma mesinha em frente à secretaria de inscrições do evento, onde abriu faixas e banners com frases da pauta de reivindicações dos docentes, tem dialogado com os visitantes sobre as causas da greve, distribuído adesivos e panfletos e vai fazer apitaços e apresentações culturais.
Agenda da greve – Nesta quinta-feira (18), às 14h, na Sala 2, do Instituto de Ciências Sociais (ICS), o professor Ivo Tonet vai proferir a palestra A crise da política. Às 16h, da sexta-feira (19), os professores farão panfletagem na entrada no Centro de Convenções. No dia 7 de julho – com local e horário ainda a confirmar – será realizada palestra e debate sobre A Carreira Docente, com o professor Amauri Fragoso de Medeiros, tesoureiro do Andes-SN.
Todas as atividades agendadas antes da deflagração da greve podem fazer parte da agenda do movimento. Os responsáveis por tais atividades devem encaminhar a programação ao CLG que incorporará à agenda e encaminhará para os espaços de divulgação. A agenda da greve é construída a partir de encaminhamentos das assembleias e de sugestões enviadas pelo email clgadufal2015@gmail.com. O CLG/Adufal se reúne todas as terças-feiras e nas quartas, após a assembleia.
Quadro da Greve - Quadro atualizado da deflagração da greve nas instituições de federais de ensino (IFE) enviado pelo CNG mostra que 33 seções sindicais do Andes-SN, distribuídas pelo território nacional estão em greve, o que representa 48% . (veja abaixo em documentos anexos)
As entidades da educação federal estão desenvolvendo ações conjuntas em nível nacional, articuladas com ações locais. Essa unidade converge para a construção de um encontro nacional da educação federal em defesa do seu caráter público, contra os cortes no orçamento e por mais investimento estatal nesse setor.
Este movimento está inserido numa luta mais ampla que deve ser intensificada. As ações unitárias articuladas no Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPF), o qual indica greve geral unificada dos SPF para junho, devem potencializar as mobilizações em curso. Atualmente, além do Andes-SN estão em greve a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e a Federação nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe).
Assessoria de Imprensa da Adufal
Jornalista responsável: Lucia Rocha M T E 679
82 3241 1880 82 999953 0252 e 82 99614 4830