Siga nosso canal

29/07/2015
Atualizada: 29/07/2015 00:00:00


 

Data: 29/07/2015

 


 
Nos dias 7 e 8 de agosto, ocorrerão o 2º Encontro Extraordinário da Secretaria Regional Leste do Andes-SN, em Belo Horizonte (MG), e o 4º Encontro Regional Nordeste II do Andes-SN, em João Pessoa (PB). O encontro da Regional Leste, sob o tema central “A universidade pública e o ajuste fiscal”, terá início na sexta-feira, às 18h, com as palestras da secretária-geral do ANDES-SN, Cláudia March, e da 1ª vice-presidente do Sindicato Nacional, Marinalva Oliveira. As diretoras do Andes-SN discorrerão sobre “O Corte e os Impactos nas Universidades Federais” e "A Greve dos Docentes Federais 2015: Análise de Conjuntura”, respectivamente. As falas serão seguidas de debate. 
 
Antônio Libério de Borba, 1° vice-presidente da Regional Leste do Andes-SN, diz que o encontro será importante para explicar aos docentes as consequências dos cortes orçamentários nas instituições federais e sobre a greve dos docentes federais, que completou dois meses na terça (28). “Será muito importante os debates para estimular a discussão política sobre a conjuntura e a greve nas federais. No momento é importante que as seções sindicais, que ainda não deflagraram greve, sejam estimuladas a entrar no movimento paredista”, disse. O 2º Encontro Extraordinário da Secretaria Regional Leste do ANDES-SN ocorrerá no Campus II do Cefet-MG e tem apoio do Sindicato dos Docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Sindcefet-MG – Seção Sindical do Andes-SN). 
 
Já no 4º Encontro Regional Nordeste II, que também se inicia na sexta-feira, às 18h, o tema a ser debatido será “Organização Sindical do Ensino Superior – desafios ao Andes-SN”, com a presença de André Rodrigues Guimarães, 1º vice-presidente da Regional Norte II do Sindicato Nacional. O encontro será sediado pelo Sindicato dos Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (Sindifpb-SSind). “É uma discussão que vai abordar a organização sindical dos docentes do ensino superior, quais os desafios para o Andes-SN, tendo em vista a questão da expansão das instituições, com a multicampia. Também será destacado o contexto atual em que vivemos com as medidas de ajuste fiscal adotadas pelo governo federal, principalmente, com os cortes na Educação. Então, como organizar a categoria com essas adversidades e inserções que estamos vivendo?”, questionou Maria Regina de Ávila Moreira, 1° vice-presidente da Regional Nordeste II do Andes-SN.
 
No sábado (8), nos dois encontros, serão realizadas as discussões com base no conteúdo do Caderno de Textos do 60º Conad do Andes-SN, que ocorrerá nos dias 13 a 16 de agosto, em Vitória (ES). Segundo Regina Ávila, o debate no sábado será um momento importante em que seções sindicais levarão as suas avaliações sobre o tema do Conad e acerca dos textos. “É um encontro regimental pré-Conad, que acontece em uma conjuntura extremamente específica de greve. Na regional Nordeste II, além das universidades federais, as estaduais também deflagraram greve. E iremos discutir o temário do Conad em um contexto cuja a luta dos docentes federais e estaduais está em evidência”, ressaltou a docente. O tema do Conad deste ano será “Atualização da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, da liberdade de organização sindical dos docentes para enfrentar a mercantilização da educação”.

 

 

Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail