11/09/2015
Atualizada: 11/09/2015 00:00:00
Objetivo é esclarecer informações sobre o movimento de paralisação
Na próxima terça-feira (15), o Comando Local de Greve da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas realizará uma coletiva de imprensa, às 9h, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal). A ocasião servirá para apresentar e esclarecer informações acerca do movimento de paralisação dos docentes federais, que completou 100 dias sem nenhuma negociação efetiva com o Ministério da Educação (MEC).
Apesar das reuniões já realizadas com representantes do MEC, a exemplo do secretário da Secretaria de Ensino Superior (SESU), Jesualdo Pereira, esta é a primeira vez na história das greves, na qual o ministro da Educação, atualmente o Prof. Renato Janine (USP), não recebe, pessoalmente, o Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior no Brasil (Andes-SN).
Em Brasília, a pressão é para que o MEC discuta as reivindicações específicas da categoria e responda de imediato à pauta do movimento docente. Atualmente, o movimento paredista conta com a adesão de 50 seções sindicais, em todo o país.
Pauta local
Em Alagoas, o movimento docente busca negociar com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Eurico Lôbo, para que as pautas locais sejam respondidas. No entanto, a reunião que estava agendada com o reitor, no dia 4 deste mês, foi cancelada sob a alegação do não recebimento da pauta pela reitoria da Universidade. Porém, a pauta geral da categoria é a mesma da greve de 2012, que não foi negociada à época. As novas inclusões estão por conta, apenas, dos pontos de emergências. O Comando Local de Greve/Adufal aguarda uma reunião de imediato com a reitoria.
As reivindicações do movimento docente, em Alagoas, estão pautadas em diversos aspectos destacando-se as questões de infraestrutura que impactam os diversos campi da UFAL, acarretando em situações desiguais. Além desse aspecto, o movimento docente tem sete pontos considerados de emergência e que podem ser executados de imediato, pois não exigiria da reitoria maiores desdobramentos, apenas vontade política.
Os pontos de emergência são:
a) Defesa do caráter público e da qualidade do trabalho desenvolvido na Ufal
- Oposição e impedimento a qualquer tentativa de contratação docente na UFAL pela via de Organizações Sociais (OS);
- Regularização imediata da jornada de 30 horas para os trabalhadores técnico-administrativos em todos os setores da UFAL
b) Transparência no orçamento – atualizar os dados do orçamento (os dados do site estão com informações até 2010 – atualizar 2011-2015 imediatamente);
c) Gestão de pessoal – CPPD (chamada de eleições, FGS para os integrantes da CPPD, espaço com condições decentes para o trabalho dos membros da CPPD, garantia de que a Lei 12.772/12 seja cumprida em seu ART 26 e parágrafo 1º quanto as funções da CPPD), dar publicidade e transparência sobre as demanda de vagas para concursos na UFAL e as vagas disponíveis para concursos; criar e efetivar uma política de combate ao assédio moral;
d) Infraestrutura – Garantia mínima de qualidade da expansão da Ufal
- Agilidade na construção da sede do Campus de Santana do Ipanema e de Penedo;
e) Política estudantil – garantia de manutenção e não atraso das bolsas; vinculação de todas as bolsas à atividades acadêmicas (ensino, pesquisa ou extensão) como determina o PNAES.
f) Ensino – Entrada única para o Campus do Sertão, já em 2016;
g) Gestão pública e democrática – garantia dos espaços para as entidades representativas de docentes, técnicos e estudantes (ADUFAL, SINTUFAL e DCE) no Centro de Interesse Comunitário (CIC), imediatamente conforme previsto na planta do CIC; revisão da condição dos pró-reitores como membros natos do CONSUNI, também de caráter imediato; garantir que o texto a ser elaborado pela comissão que regulamentará a resolução de alteração do estatuto seja encaminhado às unidades e campi para apreciação e discussão, antes de ser submetido ao CONSUNI.
Comando Local de Greve - ADUFAL
Contato: 3241-1880 / (61) 8234-1314 (Prof. Tiago Zurck);
E-mail: clgadufal2015@gmail.com
Endereço: Rua Dr. José de Albuquerque Porciúncula, 121, Farol.
Maceió-AL
CEP: 57051-345