Siga nosso canal

14/09/2015
Atualizada: 14/09/2015 00:00:00


Além de ampliar o conhecimento acerca das pautas do movimento, serviços diversos foram oferecidos à população

 

Ana Daniella Leite

 

O ato realizado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), na orla da Ponta Verde no último domingo (13), serviu para informar a sociedade sobre as pautas reivindicadas pela categoria nos âmbitos local e nacional. Há mais de cem dias os docentes federais estão em greve por melhorias das condições de trabalho, pela reestruturação da carreira docente e pela valorização salarial.

O espaço ocupado pela entidade ofereceu à população serviços como teste de glicemia e aferição da pressão arterial, realizados por estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); aula de zumba, jogos e massagens para os adultos; e o Espaço Infantil, com contação de histórias para as crianças.

Além disso, os professores em greve explicaram as causas que levaram à paralisação da categoria. Só em 2015, o Governo Federal cortou mais de R$ 10 bilhões do orçamento destinado à Educação, o que prejudica o ensino, a pesquisa e a extensão desenvolvidas pelas Universidades em todo o país. Até o momento, o ministro da Educação, Prof. Renato Janine (USP), não se dispôs a receber o Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes-SN) para analisar as demandas dos professores federais.

Pautas locais

O Comitê Local de Greve (CLG) da Adufal tenta negociar com o reitor da UFAL, Eurico Lobo, sete pontos considerados como prioritários e que podem ser executados de forma imediata, pois não exigem da reitoria aprovação de orçamento, apenas vontade política como: defesa do caráter público e de qualidade do trabalho desenvolvido pela Universidade; transparência no orçamento; gestão de pessoal; infraestrutura; política estudantil; ensino; e gestão pública e democrática. 

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail