25/09/2015
Atualizada: 25/09/2015 00:00:00
Paralisação foi encerrada pelos docentes na assembleia da última quinta-feira (24)
Ana Daniella Leite
Na tarde desta sexta-feira (25), os docentes que integraram o Comando Local de Greve (CLG/2015), reuniram-se na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) para avaliar os resultados da paralisação. Apesar da greve na UFAL ter se encerrado de forma não unificada ao movimento grevista nacional, o CLG acredita que a greve proporcionou momentos profícuos de discussão e apontou, de forma clara, a necessidade de mobilização conjunta da categoria.
Entendendo que o momento histórico vivenciado pelo país não favorece os movimentos sociais e trabalhistas - tendo em vista a posição adotada pelo Governo Federal no sentido de desmobilizar tais movimentos nos últimos anos - um ponto de atenção foi sinalizado como necessário para manter a categoria mobilizada e ciente não apenas de suas condições, mas também da realidade enfrentada pelas Universidades Públicas: que é a criação, por parte da Adufal, de um calendário de atividades sistemáticas com palestras e rodas de conversa nos campi.
Além disso, frisou-se a necessidade de elaboração de uma proposta de calendário acadêmico que garanta a retomada das aulas sem atropelos, a fim de evitar os equívocos cometidos no calendário de 2012. Para tratar dese e de outros assuntos, na próxima segunda-feira (28), haverá assembleia de docentes, no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), às 9h, na UFAL.
Por fim e por consenso, os professores entenderam que a luta pela busca de uma Universidade Pública com qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão - em todas as áreas do conhecimento – precisa ser perene.