23/10/2015
Atualizada: 23/10/2015 00:00:00
Documento com as regras foi emitido pela Comissão Eleitoral; pleito acontece na próxima terça-feira (27)
Ana Daniella Leite
As normas do processo de consulta pública para a escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) foram divulgadas, na última quarta-feira (21), pela Comissão Central Eleitoral (CCE), designada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) e do Diretório Central dos Estudantes Quilombo dos Palmares (DCE/UFAL).
No documento constam as normas regulamentadoras do processo de votação e apuração dos votos do pleito, que será realizado na próxima terça-feira (27), das 9h às 21h, com exceção dos polos e unidades acadêmicas que não funcionam à noite, nesses casos, a votação será encerrada às 17h. Outra exceção é o horário de início da votação no Hospital Universitário (HU), que se dará às 8h.
O direito ao voto é concedido para os técnicos administrativos sob Regime Jurídico Único (RJU), docentes efetivos e substitutos (inclusive os afastados para qualificação) e estudantes devidamente matriculados nos campi da universidade. Todos os eleitores devem portar um documento oficial com foto ou carteira estudantil emitida pela Transpal.
As Mesas Receptoras de Votos serão compostas por dois mesários, de preferência um aluno e um servidor. Cada chapa concorrente terá o direito de enviar um fiscal por mesa receptora, com exceção das urnas de números 1 a 16, disponibilizadas na quadra coberta do Campus A. C. Simões, para estas serão permitidas até oito fiscais por chapa. Os fiscais designados devem se identificar junto à mesa receptora, que fará seu registro na Ata da Mesa, além disso, não será permitida a realização ou porte de propaganda das chapas pelos fiscais.
Assim que a votação for encerrada, as urnas devem ser imediatamente lacradas e transportadas – por veículos da frota da UFAL - até o local de apuração dos votos, que será o Auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), do Campus A. C. Simões, em Maceió/AL.
Os estudantes que participarem do processo como Mesários Voluntários terão direito a declaração de horas flexíveis (20h) no âmbito da universidade. Já para os estudantes bolsistas e servidores da UFAL (técnicos e professores), que assumirem essa função, caberá o direito a uma folga por turno trabalhado.