Siga nosso canal

13/01/2016
Atualizada: 13/01/2016 00:00:00


Ainda não há data definida para a solenidade de posse, que acontecerá em Brasília

Ana Daniella Leite

A presidenta Dilma Rousseff nomeou por decreto, conforme a edição do Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (13), a professora Valéria Correia como reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no próximo quadriênio. Após a realização da solenidade de posse, que acontecerá em Brasília e que ainda não tem uma data definida, a docente poderá empossar o vice-reitor, José Vieira, bem como sua equipe de trabalho.

Sob os pilares da isonomia, do respeito e da transparência, Valéria Correia conseguiu galgar o cargo mais alto da instituição de ensino - após uma das mais acirradas disputas pela Reitoria da Ufal - e agora tem o desafio de administrá-la, mesmo com as recorrentes diminuições orçamentárias realizadas pelo Governo Federal no âmbito da Educação. As demandas administrativas da Ufal são urgentes, honrar compromissos básicos para o funcionamento dos campi, como: os pagamentos de energia, de água e de manutenção de serviços terceirizados (limpeza e segurança), manter em dia o pagamento das bolsas estudantis e estruturar de forma adequada os campi - principalmente os do interior - são um exemplo. Há também de ser solucionada a crise enfrentada pelo Hospital Universitário (HU) nos últimos anos, que pertence à Universidade, mas é gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), e sucumbe à falta de recursos para aquisição de medicamentos básicos, o que gera a suspensão de atendimentos, o cancelamento de cirurgias e impossibilita o atendimento da população que depende dos serviços fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também prejudica o ensino dos alunos.

Dados do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIRGH), divulgados no mês de julho de 2015, mostram que a Ufal possui: três campi (Campus A. C. Simões, Campus Arapiraca e Campus Sertão); 22 Unidades Acadêmicas; 1.644 professores efetivos; 1.759 técnicos administrativos (incluindo os do HU); 19.180 alunos matriculados no Campus A. C. Simões; 4.970 alunos matriculados no Campus Arapiraca (incluindo as unidades de ensino) e 2.618 alunos matriculados no Campus Sertão (incluindo unidades de ensino). O que resulta em 26.768 alunos matriculados na graduação presencial e 3.783 alunos matriculados em 13 cursos de graduação EAD/UAB.

 

 

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail