Siga nosso canal

24/03/2016
Atualizada: 24/03/2016 00:00:00


A ADUFAL participou do Ato em Defesa da Democracia realizado na última sexta-feira(18), na Praça do Centenário, em Maceió. A ação teve como objetivo dar sequência à deliberação política de sua diretoria em reunião ampliada realizada no dia 17 de março.

A concentração começou no início da manhã e contou com representação sindical (CUT, CTB, Nova Central) e de movimentos sociais do campo – MST, MLST, Via do Trabalho, MTL – e movimentos por moradia.

O ato reuniu cerca de 10 mil pessoas e culminou com uma passeata que se dirigiu ao Centro da cidade. Na ocasião mais de 50 entidades representativas da sociedade civil se fizeram presente e usaram da palavra no trajeto.

O ato teve como principal característica denunciar a tentativa de ruptura da ordem constitucional instituída pela Constituinte de 1988, pelo desrespeito ao devido processo legal, ao direito de defesa e às liberdades e garantias individuais asseguradas em nossa Carta Magna, tão bem batizada de “A Constituição Cidadã”.

A possibilidade desse rompimento da ordem constitucional poderia levar o país a uma convulsão social e ao Estado de exceção, autoritário e policial. Os indícios de tais perigos encontram-se nos excessos autoritários do processo de investigação de crimes de corrupção, no desvirtuamento desse processo para usos políticos, com uma clara politização de parte dos órgãos do judiciário – polícia, MP e juízes.

A perspectiva de um processo de impecheament para apear do poder a representante escolhida pelo voto popular, sem que se cumpra o requisito constitucional de seu envolvimento em crime de responsabilidade foi repudiada pelas entidades. Ainda assim, muitas críticas ao governo federal foram proferidas, o que demonstra que de forma independente a sociedade civil, organizada na Frente Brasil Popular veio às ruas defender o Estado democrático de Direito. Por isto a principal palavra de ordem dos manifestantes foi: “NÃO VAI TER GOLPE!”.


2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail