28/03/2016
Atualizada: 28/03/2016 00:00:00
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), representada pela Presidenta Ana Maria Vergne, pelo Diretor de Política Sindical, Carlos Müller e pelo Diretor de Divulgação e Imprensa, Henrique Cahet, participou de uma reunião com a Reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Profª. Valéria Correia e o Vice- Reitor Prof. José Vieira, na última terça-feira (22), para discutir sobre a atual conjuntura política vivida pelo país.
A reunião também contou com a presença de membros do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) e representantes dos estudantes, através do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Durante o encontro todos puderam expor sua opinião sobre o atual momento vivido pelo país. A Prof. Ana Vergne destacou a iniciativa da Reitora em convidar representantes de diversos segmentos da comunidade universitária para debater a atual conjuntura e relembrou a importância de defender a democracia conforme as posições defendidas na carta divulgada pela Adufal na última semana, que já conta com significativa adesão em abaixo-assinado.
“O momento em que vivemos é de ameaça à democracia, à ordem constitucional, e devemos nos juntar e unir forças para garantir direitos e garantias individuais, direitos sociais e trabalhistas arduamente conquistados.”, explicou a presidenta da Adufal.
O Diretor Carlos Müller também relembrou os 20 anos de ditadura vividos pelo país e que não é admissível qualquer retrocesso ao arbítrio, independente da opinião política sobre o governo federal, o que está em jogo é o Estado Democrático de Direito que foi conquistado através de muitas lutas.
Ainda durante a reunião, o Diretor de Imprensa, Henrique Cahet, destacou a posição de parte da imprensa. “Estamos diante de uma conjuntura complexa em que os meios de comunicação de massa tomam partido. Este posicionamento fere a democracia e a legalidade, porque produz informações seletivas e golpistas que podem conduzir o país a uma convulsão social”, explicou.
Foi consenso entre a Reitoria e a Adufal que é importante um posicionamento institucional, e por isto o tema será levado ao CONSUNI na próxima segunda, 28/03, 14:00h. À semelhança da Andifes e do CONIF - entidades dos reitores do Sistema Federal de Ensino - e de outros Conselhos Universitários, a análise da conjuntura e os riscos para a democracia serão debatidos e uma posição pública poderá ser tomada.