13/08/2016
Atualizada: 13/08/2016 00:00:00
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) tem desenvolvido uma gestão democrática, priorizando espaços amplos de decisão e atuação, como o Conselho de Representes de Curso. Nesse sentido, foi retomado as reuniões deste fórum, o segundo encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira(15), na sede da entidade.
Representantes de diversos cursos participaram do espaço e discutiram as ações a serem encaminhadas para enfrentar a onda conservadora de ataques aos direitos e aos serviços públicos. Entre as pautas estavam questões relacionadas à carreira, como a PLP 257/16, PEC241 e a Lei 13325/16. Para aprofundar nestas questões, foi criado um grupo de trabalho para apresentar um debate sistematizado para a base.
Na ocasião, o professor Walter Matias (cedu), apresentou um debate relacionado à Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD); às resoluções que normatizam o rito de progressão da carreira dos professores universitários e a necessidade de estar atento e organizado para reivindicar os direitos trabalhistas.
Também foi discutido um calendário de atividades, com destaque para o ato público do Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Emprego e Contra a Retirada de Direito, desta terça-feira (16), e visitas às unidades acadêmicas com atividades envolvendo a comunidade acadêmica.
Para a professora Ana Vergne, presidenta da associação, o momento é de intensa mobilização. “A situação é grave e devemos cada vez mais intensificar as lutas em favor de nossos direitos, duramente conquistados”, salientou.