06/09/2016
Atualizada: 06/09/2016 00:00:00
A luta em defesa da democracia e contra as medidas anti populares o governo Temer continua. Nesta quarta quarta-feira- 7 de setembro- acontecerá o simbólico ato dos oprimidos pelo sistema capitalista, o ‘Grito dos Excluídos’. Em Maceió, a manifestação acontecerá na Praça Sinimbu.
Com o tema, “Este sistema é insuportável: Exclui, degrada, mata!”, 22ª Grito dos Excluídos cumpri tarefas centrais, no processo de organização do povo brasileiro: denunciar o golpe de estado; apresentar à sociedade o retrocesso das medidas do governo; fortalecer a organização e a mística do povo do campo e da cidade; denunciar o sistema político eleitoral, responsável por boa parte dos problemas sociais e apresentar caminhos alternativos de desenvolvimento econômico e inclusão social.
O Grito
A proposta do Grito surgiu no Brasil de 1994, sempre aconteceu no dia 7 de setembro. No dia em que comemora-se a independência do Brasil, os oprimidos históricos deste modelo de sociedade refletem sobre a soberania nacional e para quem este país estar servindo. Nesta perspectiva, o Grito se propõe a superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa e de participação, colaborando na construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna. O Dia da Pátria, além de um dia de festa e celebração, vai se tornando também em um dia de consciência política de luta por uma nova ordem nacional e mundial. É um dia de sair às ruas, comemorar, refletir, reivindicar e lutar.