05/10/2016
Atualizada: 05/10/2016 00:00:00
Na manhã desta quarta-feira (05), os movimentos sociais e entidades sindicais realizaram o ‘Dia Nacional de Lutas, contra o desmonte do estado’. A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), junto aos seus associados percorreu as ruas do Centro de Maceió protestando a agenda conservadora do governo golpista que prejudica o funcionalismo público.
A concentração aconteceu na Praça Centenário, no bairro do Farol. De lá, os manifestantes saíram em caminhada pelas ruas do Centro, passando por órgãos simbólicos do Estado, como o Palácio do Governo, o Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa. Além do Fora Temer, nenhum direito a menos, as pautas se estenderam sobre a ‘Lei da Mordaça’ e os posicionamentos arbitrários da justiça e do legislativo diante do golpe e das ações truculentas aos direitos sociais.
Para Sandra Lira, Associada à Adufal, a paralisação nacional é de inteira responsabilidade do governo de Michel Temer e suas medidas anti populares, que inviabilizam o funcionamento dos serviços públicos e provocam arrochos aos (as) trabalhadores(as). “Nós vamos parar o país, pois essas medidas são insustentáveis, eles querem sucatear o Estado brasileiro. Precisamos dar uma resposta a esse governo golpista. Não vamos deixar barato e a Adufal está de parabéns pelo envolvimento nesta luta e por organizar a nossa categoria”, comentou.
O ato foi finalizado na porta do Correios, simbolizando a unidade da classe trabalhadora e a solidariedade na luta contra a ameaça de privatização da empresa pública.
Várias categorias estão mobilizadas para a construção da Greve Geral. No final do mês de setembro, a Adufal realizou sua Assembleia e aprovou o estado de mobilização permanente para a construção de Greve Geral (leia mais sobre a Assembleia da Adufal). Este ato é uma preparação para construção desta agenda, prevista para acontecer na segunda quinzena do mês de outubro, a partir de deliberações das centrais sindicais, fruto das organizações das diversas categorias.