Siga nosso canal

21/11/2016
Atualizada: 21/11/2016 00:00:00


Reunidos na tarde de sexta-feira (18), na sede da Adufal, o Fórum Alagoano Em Defesa dos Serviços e Patrimônio Públicos discutiu e aprovou a metodologia do próximo Dia Nacional de Greve (dia 25 de novembro), em Maceió. Este será mais um dia de luta onde os(as) trabalhadores(as) paralisarão os serviços, em todo o Brasil, em resposta a política do governo Temer de ataque aos direitos sociais.

Em Maceió, o ato acontecerá na Praça dos Martírios, no Centro da cidade. Os manifestantes estarão concentrados a partir das 15h dialogando com a população sobre a necessidade de parar o país para não retroceder nas conquistas sociais. No local também será oferecido serviços de saúde a população, como exames de diabetes e medição de pressão arterial. O Fórum trabalha ainda na perscectiva de construir uma agenda cultural para essa mobilização.

Neste mesmo dia, a partir das 9h no calçadão do Comercio (em frente ao antigo Produban), acontecerá o ato Movimento de Mulheres em combate a violência de gênero sobre as mulheres.

O Fórum também deliberou sobre a construção de um comando unificado de lutas para pensar nas próximas mobilizações. Entre as tarefas deste coletivo está a realização de uma plenária ampliada, para a primeira semana de dezembro, após o retorno da caravana à Brasília.

Durante o encontro, foi decidida uma reunião entre as assessorias jurídicas dos sindicatos que compõe o Fórum, com a Defensoria Pública do Estado, para discutir estratégias de defesa dos estudantes contra os ataques as ocupações e o direito de greve, tendo em vista as iniciativas já ocorridas no estado, como a reintegração de posse, cortes de ponto, entre outros.

Referentes à manutenção da luta e resistência (ocupações e fortalecimento do movimento de greve) o Fórum aprovou a construção de uma nota de repúdio ao interdito proibitório movido contra o movimento estudantil do Ifal e uma nota em solidariedade aos(as) trabalhadores(as) do Ifal, que estão em greve.

Além da Adufal, estiveram presentes na reunião: CUT, Sinteal, SindPreve, Frente Estudantil, Sintietfal, Sintufal,   SindJus, Bancários, Anel e PSTU.

Caravana à Brasília

A Adufal está ônibus locado para levar os docentes à Brasília para o dia da votação da PEC 55 no senado. (SAIBA MAIS). Os docentes têm até terça-feira (21) para garantirem sua vaga no ônibus, depois disso, caso sobre vaga, ela será ofertada aos estudantes da ocupação da Ufal. Há indicativo de outros ônibus saírem do estado com destino à capital do Brasil, pois, outras entidades sindicais também estão dialogando sobre essa perspectiva.  


Anexos

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail