06/02/2017
Atualizada: 06/02/2017 00:00:00
Após o golpe de Estado fruto de manobra parlamentar, jurídica e midiática o país vive uma série de derrotas sobre os direitos sociais. As várias medidas anti populares do governo ilegítimo de Michel Temer impulsionam as organizações políticas para defender os direitos da classe trabalhadora. Nesta perspectiva, a diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realizou o Planejamento das ações a serem realizadas em 2017.
A agenda prioritária da associação é fazer lutas de massa, dialogar com a categoria e o conjunto da sociedade para enfrentar a onda ultra liberal que faz retroceder as conquistas do povo brasileiro. Para isso, a Adufal irá centrar esforços para construir o Dia Nacional de Greve na Educação -15 de Março.
O professor Carlos Müller, diretor de política sindical da entidade, destacou a importância da luta nas ruas."Em nosso Congresso o ANDES-SN firmou o compromisso de lutar nas ruas contra o governo Temer e suas contrarreformas. A mais iminente é a da Previdência e para impedi-la temos de construir uma ampla frente com a unidade dos setores populares, democráticos e progressistas e neste sentido seguiremos envidando todos nossos esforços".
Além desta atividade, a entidade definiu como prioridade, desenvolver atividades no interior do Estado, levando caravanas da Adufal e fazendo atividades políticas onde existem campus da universidade - fruto da política de expansão dos últimos governos. O objetivo é interiorizar as ações do sindicato e aproximar-se mais da base docente, escutando suas demandas e construindo em conjuntos as lutas pelos direitos.
Outro debate que se deu foi em torno da organização do Conselho de Representante, instância construída pela Adufal para democratizar atuação da entidade. Para isso, foi deliberado uma reunião ampliada do Conselho de Representantes de Curso para encaminhar as agendas de lutas do semestre
Em breve, também será convocada uma assembleia dos docentes para discutir com a base o enfrentamento nas lutas de massa.