28/07/2017
Atualizada: 28/07/2017 00:00:00
A ADUFAL – Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas vem a público manifestar seu apoio integral ao Magnífico Reitor da UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas Prof. Jairo José Campos da Costa, vítima de ameaças de morte anônimas de supostos descontentes com o anúncio da solenidade acadêmica de entrega do título honorífico de Doctor Honoris Causa ao Dr.h.c.mult. Luiz Inácio Lula da Silva, ex-Presidente da República do Brasil, título concedido pelo Egrégio Conselho Universitário da UNEAL no ano de 2012. i
Repudiamos essa violenta manifestação de intolerância e obscurantismo, esse ato violento e fascista! Tal fato não pode ficar impune e sem a devida reação da sociedade e das autoridades constituídas, para defendermos o Estado Democrático de Direito, as liberdades e garantias fundamentais!
A atitude violenta perpetrada contra o Reitor da UNEAL atinge a todos/as Professores/as, Pesquisadores/as, no que temos de mais caro – a liberdade de pensamento, de expressão e de livre manifestação de ideias, a liberdade do pleno exercício da docência e do fazer científico, a liberdade de pesquisar e de debater democraticamente. É a Liberdade que está ameaçada! E em sua defesa nos levantamos!
A ADUFAL soma-se à sociedade civil alagoana que cobra do Governo do Estado firme posicionamento por meio de seus órgãos de segurança pública para identificar e submeter ao devido processo legal o(s) autor(es) desse crime, que se configura em um greve atentado contra a Autonomia Universitária e contra a Democracia!
Maceió, 28 de julho de 2017.
Diretoria da ADUFAL.
i Por ter recebido essa honraria de vinte e sete Universidades internacionais e nacionais o ex-Presidente Lula pode usar a abreviatura Dr. h.c. mult. que significa Doctor honoris causa multiplex, ou Doutor por causa da honra múltiplas vezes.