18/08/2017
Atualizada: 18/08/2017 00:00:00
Alimentos cultivados por agricultores assentados pela reforma agrária não possuem agrotóxicos, de acordo com o estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Pensando na segurança alimentar do povo alagoano e nos pequenos agricultores, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutrição (CONSEA) promove o encontro ‘S.O.S Agricultura Familiar’. A atividade acontecerá nesta segunda-feira (21), às 08h, no centro social da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL), localizado no bairro da Jatiúca.
Thatiana Fávaro é Conselheira da Adufal e representa da entidade no CONSEA. Segundo ela, o evento ainda sensibilizar os gestores e demais lideranças políticas para que não permitam o desmonte de políticas públicas específicas que, ao longo dos últimos 10 anos vem desempenhando importante papel no combate a forme e a miséria e, também, assegurar a continuidade do trabalho, como a instalação do Fórum Alagoano de Luta pela SAN e Agricultura Familiar e a construção do Plano Estadual de Combate Pobreza.
A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida por famílias em pequenas propriedades rurais, em geral fruto da reforma agrária. Sua produção é para o consumo dos próprios agricultores e para a comercialização na comunidade, fomentando assim o comercio local. Ela adota práticas de cultivo mais sustentáveis com a produção de alimentos orgânicos.
De acordo com o Dicionário da Educação do Campo “Famílias desse tipo, com essas características, nos seus distintos modos de existência no decorrer da história da formação social brasileira, teceram um mundo econômico, social, político e cultural que se produz, reproduz e afirma na sua relação com outros agentes sociais. Estabeleceram uma especificidade que lhes é própria, seja em relação ao modo de produzir e à vida comunitária, seja na forma de convivência com a natureza”.
Na contramão da agricultura familiar está o agronegócio, que apresenta um modelo de produção baseado no lucro e acumulação do capital de grandes empresas. Por isso, o uso de agrotóxicos e a monocultura em grandes propriedades tem sido um problema tanto para os trabalhadores do campo, quanto para a sociedade em geral, que consomem esses alimentos.
Serviço:
SOS agricultura Familiar
Data: 21/08/2017
Horário: 8h
Local: Centro Social da Fetag/AL (R. Dilermando Réis, 318 – Jatiúca, Maceió – AL)