Siga nosso canal

06/09/2017
Atualizada: 06/09/2017 00:00:00

Foto: Ascom Adufal

Reunidos na manhã desta terça-feira (05), no auditório da reitoria – conforme a convocação da diretoria – os/as professores/as discutiram as pautas que orientam as lutas da categoria. Na oportunidade, foram apresentadas as ações judiciais que a entidade vem tomando com relação ao acordão do TCU, que ordena cortes na ‘Retribuição por Titulação’.

O professor Ailton Galvão, vice tesoureiro da Adufal, afirmou que a entidade está tomando as devidas providências para impedir as retiradas de direitos com relação aos ganhos judiciais dos professores/as da Ufal. "A Adufal tomou conhecimento de que o TCU teria recomendado ao DAP da Ufal a retirada de planos obtido através da justiça já tramitado e julgado como é o caso do 28,86%, 26,06% e 3,17% correspondentes diferença salarial dado aos militares e a justiça, URP e URV. Imediatamente solicitamos um parecer de nossa acessória jurídica e a mesma emitiu parecer classificando as ações como exacerbada e que, portanto o TCU é passível de reformas nas vias judiciais. Mas, queremos deixar claro aos nossos associados que a Adufal estar atenta a qualquer que seja a investida maldosa desse governo golpista e que não nos representa", informou.

À convite da diretoria, o professor Aumari Fragoso, da direção nacional do Andes-SN fez uma análise de conjuntura, apresentando as ameaças da carreira docente, resultado do golpe de Estado. 

O fortalecimento do Grito dos Excluídos foi destacado como uma das prioridades. No próximo 7 de setembro, a categoria vai somar aos/as lutadores/as do povo refletindo e dialogado com a população sobre soberania do país e a necessidade de organização, rumo ao reestabelecimento da democracia no Brasil. A edição deste ano terá como lema “Por Direitos e Democracia, a Luta é todo dia” e tema “Vida em primeiro lugar”.

Leia mais sobre o 23º Grito dos Excluídos

O dia 14 de setembro - ‘Dia Nacional de Lutas em Defesa dos Serviços Públicos e Contra a Reforma da Previdência’, também foi discutido na assembleia. Os/as docentes irão fazer um dia de mobilização, junto a comunidade acadêmica. 

Fonte: Ascom Adufal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail