08/11/2017
Atualizada: 08/11/2017 00:00:00
Na próxima sexta-feira, 10 de novembro, acontece em todo o Brasil, o Dia Nacional de Lutas e Paralisações. Em Alagoas, diversas categorias de trabalhadores se organizam em um ato no Centro de Maceió, com concentração às 8h, na Praça Sinimbu em direção à Praça dos Martírios. A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) é uma das entidades que constrói essa agenda de luta, juntamente com as Centrais, Frente Brasil Popular e Fórum em Defesa da Previdência.
Em uma Assembleia convocada pela Associação, professores da Ufal aprovaram a adesão da categoria nesta atividade. Além de aderirem a paralisação e participarem do ato público, no Centro da cidade, os/as docentes também farão mobilizações na Universidade, convocando a comunidade acadêmica a se envolver na resistência e reforçar a unidade contra as ‘barbaridades’ do governo Temer. Nos dias 08 e 09 de novembro haverá panfletagens, carro de som, faixas e diversas atividades de agitação e propaganda. A concentração será na Adufal do CIC.
Entre as ações em defesa dos direitos trabalhistas, que se materializa na resistência contra a Reforma Trabalhista, prevista para entrar em vigor no dia 11 de novembro, acabando com a carteira assinada, férias e 13º e oficializando o bico; contra o desmonte da Previdência e pelo fim do trabalho escravo ocorrerão atos, fechamentos de rodovias e avenidas, panfletagens e paralisações.