Siga nosso canal

21/11/2017
Atualizada: 21/11/2017 00:00:00

Foto: Divulgação

O dia 10 de novembro foi marcado por diferentes ações de luta contra as reformas implementadas pelo governo federal, tais como a trabalhista e da previdência. Na Ufal Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, o dia também foi marcado pela conclusão do Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (EPIBID). Este evento é uma das principais ações do PIBID na Universidade, congregando todos os docentes e graduandos envolvidos no programa. Participaram do encontro conferencistas reconhecidos nacionalmente no debate sobre a formação de professores.

Por questões de logística, o EPIBID 2017 não pôde ser suspenso. Contudo, foi integrado no rol de ações de resistência que ocorreram no dia 10 de novembro. Ao longo do dia houve panfletagem entre os encontristas, reforçando a importância da luta contra as diversas medidas do governo Temer que tem contribuído para o desmonte da educação pública, principalmente no âmbito universitário. À noite, antes do início da conferência de encerramento do evento, foi feita a leitura do documento elaborado pela Adufal, orientando sobre os risco para a população, com a reforma da Previdência.

Sobre o PIBID

O PIBID é um programa concebido pelo Ministério da Educação e executado no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Na UFAL, o referido programa é vinculado à Prograd – Pró Reitoria de Graduação. Está voltado para as licenciaturas ou projetos transversais que perpassem a formação docente, de acordo com editais específicos da UFAL/PROGRAD, tendo como norteador as áreas apontadas por editais da CAPES.

Entre os objetivos principais do PIBID, estão: o incentivo à formação de professores para a educação básica, a valorização do magistério, a promoção da melhoria da qualidade da educação básica e a articulação integrada entre esta e a educação superior do sistema público, em proveito de uma sólida formação docente inicial. Inclui atividades em turno e contra-turno nas escolas públicas participantes, nas dependências da UFAL e em outros espaços educativos pertinentes, envolvendo, obrigatoriamente, todos os bolsistas (professores coordenadores/UFAL, professores supervisores/escolas e licenciandos).

Dentre os vários cortes orçamentários perpetrados pelo governo Temer na área de educação, o PIBID é um dos principais programas impactados. A redução orçamentária nos últimos anos tem sido brusca e a previsão para 2018 limita ainda mais as ações do programa. 

Fonte: Adufal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail