28/08/2019
Atualizada: 28/08/2019 14:45:58
O ANDES-Sindicato Nacional divulgou, nesta terça-feira (27), um material com 20 motivos que apontam os perigos do programa Future-se, que busca mercantilizar e privatizar o ensino público.
O ‘Future-se’ é um projeto que responsabiliza as instituições de ensino pelas capitalizações de recursos, livrando o Estado de tal responsabilidade e também incentiva o afastamento dos estudantes do desenvolvimento da pesquisa básica.
Entre os motivos listados no material, está a “subordinação da pesquisa, da extensão e do desenvolvimento de tecnologia aos interesses das empresas, limitando a liberdade de ensinar e apreender e, intensificando a diferença interna entre as distintas áreas nas IFES, principalmente, entre as que conseguirem captar recursos das que não conseguirem”.
O ANDES-SN não é a favor do Future-se, e a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) também se posiciona contra o projeto.
Confira o material na íntegra: https://www.andes.org.br/diretorios/files/Arquivos/FOLDER%20-%20CONTRA%20O%20FUTURESE.pdf
Ainda sobre o ‘Future-se’, o Grupo de Pesquisa Trabalho, Precarização e Resistências, do Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades/CRH da Universidade Federal da Bahia (UFBA), divulgou um dossiê sobre o projeto do Ministério da Educação (MEC) falando sobre as implicações para a universidade e a sociedade. Confira o dossiê clicando aqui.