03/09/2019
Atualizada: 03/09/2019 15:38:06
Há 25 anos o Grito dos Excluídos tem ido às ruas na semana da Pátria para lutar em defesa da vida e pelos direitos de todos, principalmente dos mais vulneráveis na sociedade. Este ano, não será diferente. Com o lema “Este sistema não vale! Lutamos por Justiça, Direitos e Liberdade! ”, a manifestação ocorre em Maceió no dia 7 de setembro (sábado), com concentração às 8h, na Praça Sinimbu.
O ato é organizado pelas Pastorais Sociais da Arquidiocese de Maceió, com apoio das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Movimentos do Campo, Populares e Sindical.
“Os direitos e os avanços democráticos conquistados nas últimas décadas, frutos de mobilizações e lutas, estão ameaçados. O ajuste fiscal, a reforma trabalhista aprovada e, agora, o projeto de Reforma da Previdência, estão retirando direitos dos trabalhadores para favorecer aos interesses do mercado. O próprio sistema democrático está em crise, distante da realidade vivida pela população. O Grito precisa colaborar para gerar processos de conscientização e de mobilização social e de profecia da Igreja em defesa dos mais vulneráveis”, diz um trecho da Carta de Apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O movimento é mais uma forma da sociedade mostrar o descontentamento com as ações do governo Bolsonaro, que tanto colocam em risco os direitos da classe trabalhadora e dos mais pobres, além dos ataques à educação e à ciência do país. É importante participar do ato e fortalecer a luta.