Siga nosso canal

06/11/2019
Atualizada: 06/11/2019 09:02:07

Professor Jailton Lira foi palestrante na mesa-redonda promovida pelo Sinteal. Foto: Sinteal

O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Jailton de Souza Lira, participou, na segunda-feira (4), da mesa-redonda “Memória do Movimento Sindical no Estado de Alagoas” promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal). O professor Milton Canuto de Almeida também participou como palestrante e a vice-presidenta do Sinteal, Célia Capistrano, foi a coordenadora da mesa.

Na ocasião, o professor Jailton Lira falou sobre as interferências do Estado contra as organizações sindicais e se aprofundou na história do Sinteal, onde já foi diretor. “A preservação da memória do movimento é algo que devemos tratar de maneira prioritária”, destacou.

Ainda sobre a importância da memória, o historiador Jailton Lira destacou momentos importantes na história de luta da educação em Alagoas, como a greve dos 175 dias durante o governo de Geraldo Bulhões e a luta que culminou na derrubada do governo de Dilvaldo Suruagy, em 1997. Durante a sua fala, o palestrante apresentou fotos históricas do Sinteal.

A presidenta do Sinteal, professora Maria Consuelo Correia, reconheceu a importância da preservação da memória. “Aqui nesta sala de debate temos patrimônios vivos da luta da educação. Enquanto Sinteal, já estamos pensando no processo de preservar e digitalizar nossa história de luta”.

Fonte: Ascom Adufal com informações do Sinteal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail