29/01/2020
Atualizada: 30/01/2020 18:02:27
O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Jailton Lira, prestigiou a cerimônia de transmissão do cargo de reitor da Ufal ao professor Josealdo Tonholo, realizada na tarde desta quarta-feira (29), no auditório da Reitoria, no Campus A. C. Simões.
A solenidade foi conduzida pela professora Valéria Correia, reitora honorária da Ufal, que realizou a transmissão de cargo e passou o comando da Universidade para o reitor Josealdo Tonholo. O docente ficará no comando da Ufal pelo quadriênio 2020-2024.
Na ocasião também ocorreu a posse da vice-reitora, Eliane Cavalcante, bem como dos pró-reitores de Extensão, Clayton Santos; Estudantil, Alexandre Lima; de Graduação, Amauri Barros; de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Wellington da Silva; de Gestão Institucional, Renato Luiz; de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Pereira; do superintendente de Infraestrutura, Dilson Batista, e do chefe de Gabinete, Ubirajara Oliveira.
“A diretoria da Adufal deseja sorte à nova gestão da Universidade e nutre a expectativa de que possamos todos juntos trabalhar para o fortalecimento desta instituição, referência para a formação e a pesquisa no estado de Alagoas e defendermos a educação pública dos ataques que esta vem sofrendo pelas forças do capital e do atraso”, disse o presidente da Adufal, Jailton Lira, que participou da composição da mesa.

Em discurso, o presidente da Adufal também reafirmou que continuará reivindicando o cumprimento dos direitos da categoria docente, “como a execução da Resolução nº 27/2009 do Conselho Universitário, (...) a implantação dos 47,94% referente ao reajuste decorrente da variação do Índice de Reajuste do Salário Mínimo (IRSM), o direito à progressão da carreira sem quebra dos interstícios, melhores condições de trabalho para as ações de ensino, pesquisa e extensão, dentre outras questões que são essenciais para a justa valorização dos profissionais da educação”.
O reitor foi empossado na terça-feira (28), em Brasília, em cerimônia presidida pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Além do presidente, outras integrantes da diretoria da Adufal também se fizeram presentes, como a vice-presidenta Sandra Lira, a diretora de Divulgação e Imprensa, Tânia Voronkoff, a diretora de Política Cultural, Rosângela Reis e a diretora de Política Educacional e Científica, Adriana Guimarães.
“Esperamos, enquanto membros da Adufal, que os direitos dos professores, que é o objetivo principal da entidade, sejam mantidos, garantidos e ampliados a partir de uma gestão democrática que o professor Tonholo e a professora Eliane farão com maestria”, relatou Tânia Voronkoff.

“Nós [comunidade acadêmica] elegemos o nosso reitor com muita representatividade. A Consulta foi realizada pelas três entidades: Adufal, Sintufal e DCE, onde tivemos uma participação muito representativa, e a partir dessa consulta, que não tem força legal mas tem força moral, o próprio Conselho Universitário acatou de forma ética o que a maioria da comunidade universitária expressou. Então foi uma consulta muito representativa e que deu legitimidade para que nós conquistássemos esse dia de hoje, que é a nomeação daquele que a comunidade escolheu”, frisou a professora Sandra Lira.