05/02/2020
Atualizada: 05/02/2020 15:18:20
Iniciando a construção de uma Greve Geral para o provável dia 18 de março, diversas entidades sindicais se uniram para realizar um grande ato público nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, com concentração às 9h, na Praça Dom Pedro II, localizada em frente à Assembleia Legislativa de Alagoas.
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) convoca sua base docente para participar da manifestação, que tem como principais eixos a defesa do serviço público, da carreira e dos direitos do funcionalismo público; a luta contra a diminuição da jornada de trabalho com diminuição salarial; além de denunciar os impactos das reformas na carreira e nos salários do funcionalismo público.
O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) definiu os eixos da Campanha Unificada dos Servidores para 2020 apontando o dia 18 de março como uma provável data para uma importante mobilização nacional. Até lá, as centrais e as entidades sindicais devem realizar uma agenda de lutas como forma de construir a greve geral.
O momento é de luta contra as medidas que o governo Bolsonaro, com a ajuda da maioria do Congresso Nacional, está encaminhando como parte de seu plano de ajuste fiscal. Medidas como o plano Mais Brasil de Paulo Guedes, a Reforma Administrativa, as privatizações, entre outras significam um profundo retrocesso nos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e um processo de precarização e desmonte dos serviços públicos, com efeitos nefastos para a população que tanto precisa desses serviços.
“Somente um forte processo de mobilização pode impedir que o governo Bolsonaro e seus aliados no Congresso Nacional imponham novos retrocessos ao conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras, como já fizeram com a reforma da previdência”, diz um trecho da Carta às Centrais Sindicais produzida pelo Fonasefe.
Além da Adufal, diversas entidades estão unidas para a realização desse ato, como o Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal), Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado de Alagoas (Sintsep-AL), Central Única dos Trabalhadores (CUT - Alagoas), Sindicato dos trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social (Sindprev-AL), Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, entre outros.