09/11/2020
Atualizada: 09/11/2020 15:23:36
A pandemia do novo coronavírus impôs a necessidade de evitar ao máximo as atividades presenciais e manter o isolamento e distanciamento social sempre que possível. Diante dessa nova realidade, a votação presencial para eleger a nova diretoria do ANDES-SN, que estava prevista para maio, foi suspensa.
Após deliberarem pela necessidade de realização do processo eleitoral ainda esse ano, representantes dos docentes de 70 seções sindicais votaram, no 9º Conad Extraordinário, pelo pleito em formato telepresencial, que aconteceu entre 3 e 6 de novembro de 2020. A Chapa 1, encabeçada pela professora Rivânia Moura (UERN), conquistou 7.086 dos votos válidos e irá dirigir o sindicato nos próximos anos.
Todos e todas, sindicalizados até 3 de agosto deste ano e em dia com a entidade, puderam votar. As salas virtuais de votação funcionaram das 09 horas às 21 horas (horário de Brasília), nos quatro dias de votação.
A computação dos votos começou na sexta-feira, dia 6 de novembro, às 22 horas. A apuração aconteceu até a madrugada, foi suspensa na manhã de sábado, 7, e retomada na tarde do mesmo dia, se estendendo até o início da noite, horário que garantiu a apuração final da eleição.
Segundo Raquel Dias, presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), a votação ocorreu de forma segura. “12.856 docentes participaram da eleição que escolheu a nova diretoria do ANDES-SN para o biênio 2020/2022.
Em tempos de coronavírus, e cumprindo com a necessidade do distanciamento social, executamos um processo eleitoral respeitando o princípio da organização pela base. A votação virtual, em formato telepresencial, possível exclusivamente por conta do momento excepcional que vivenciamos, foi uma maneira de reafirmar os princípios democráticos do Sindicato Nacional”, pondera Raquel.
Recursos
As chapas puderam apresentar recursos em até 24 horas após a divulgação do resultado, a contar do momento em que foi concluída a computação dos votos. A divulgação oficial dos resultados será feita amanhã, dia 10 de novembro. A chapa eleita será empossada em dezembro, durante o 10º Conad Extraordinário, que ainda será convocado.