Siga nosso canal

02/12/2020
Atualizada: 02/12/2020 14:53:34


Em mais um fracasso nas decisões tomadas pelo governo Bolsonaro, o Ministério da Educação (MEC) informou, nesta quarta-feira (2), que a Portaria nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020, será revogada. O recuo acontece poucas horas após a pressão popular contra a medida, que determinava o retorno às aulas presenciais em todos as Instituições Federais de ensino superior do país, a partir de 4 de janeiro.

Entidades sindicais, universidades federais, estudantes e a população em geral se posicionaram rapidamente contra a portaria, citando, através das redes sociais, os diversos pontos negativos e o grande risco à saúde de todos/as, considerando o aumento nos casos de Covid-19 no país.

Por meio de nota pública, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) expressou repúdio à Portaria do MEC, reiterando seu compromisso em defesa dos/as docentes, dos trabalhadores/as e da educação pública como um todo.

Ainda nesta quarta-feira (2), a entidade protocolou um ofício junto à presidência do Conselho Universitário (Consuni) da Ufal, solicitando posicionamento acerca da Portaria, bem como uma Convocação Extraordinária do Consuni para tratar sobre o tema.

A informação da revogação da portaria é da CNN, que também divulgou que o ministro da educação, Milton Ribeiro, afirmou que irá abrir uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico antes de tomar nova decisão. 

Fonte: Ascom Adufal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail