18/01/2022
Atualizada: 18/01/2022 17:59:53
Integrantes da diretoria e da base da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) participaram, nesta terça-feira (18), da Plenária Sindical e Popular com entidades sindicais de Alagoas para dialogar sobre os próximos passos referentes à mobilização contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20.
Na ocasião foram passados informes das mobilizações setoriais no âmbito nacional e local, em seguida foi feita uma análise de conjuntura e, por fim, foram estabelecidos os encaminhamentos para construir o calendário de ações unificadas e comissões de trabalho.
A vice-presidenta da Adufal, professora Sandra Lira, e o diretor Cultural da Adufal, Altair Marques, participaram da plenária, que também contou com a presença de associados/as da base e representantes de diversas entidades sindicais.
Foi consentimento de todos/as presentes na reunião que é importante unificar todos os servidores públicos, federais, estaduais e municipais, na luta contra a PEC 32, além de denunciar os parlamentares que votaram contra os trabalhadores e trabalhadoras. A professora Sandra Lira reforçou a importância de se mobilizar no interior do estado, que representa dois terços da base eleitoral dos parlamentares alagoanos.
“O que a gente precisa fazer é um trabalho que dê mais visibilidade pública. Colar novos cartazes, utilizar outras mídias como carro de som, rádio de interior, entre outras. Precisamos deixar nossa comissão de comunicação mais forte pois a PEC 32 caiu de pauta mas pode retornar”, relatou Sandra Lira.
A professora Celi Taffarel, associada da Adufal, relatou a importância de ser presente como parte da base da entidade. “Tenho consciência de que temos que ficar na retaguarda das nossas direções. A base do sindicato é para contribuir nas avaliações, nos encaminhamentos. Estamos num período extremamente complexo e que exige a união de todos os sindicatos”.
Entre os encaminhamentos da reunião, foram marcadas duas reuniões online com as comissões de comunicação e de mobilização para a próxima terça-feira (25), no mesmo horário, a partir das 15h.
Fazem parte da comissão de comunicação a Adufal, o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas (SINDJUS-AL) e o Sindicato dos trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social (Sindprev-AL).
Da comissão de mobilização participam a Adufal, Sindjus-AL, Sindprev-AL, Sinteal e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal).