27/09/2022
Atualizada: 27/09/2022 17:31:26
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) alertam seus filiados sobre a tentativa de golpe envolvendo um suposto pagamento de precatório da Ação dos 47,94%, processo nº 0005689-13.1997.4.05.8000, em trâmite perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, informando falsamente que estaria com data de liberação.
A fraude vem ocorrendo através do contato com alguns filiados das entidades através de mensagens enviadas pelo aplicativo Whatsapp e ligações telefônicas, nas quais os golpistas, se utilizando do nome da Coordenadora Jurídica do Sintufal e de advogados ligados ao processo, informam a falsa existência de precatório a ser pago em nome do interessado, pedindo que entre em contato através de números de telefone num documento encaminhado com timbre da Justiça Federal (ver imagem abaixo).
A Coordenação Geral do Sintufal e a Diretoria da Adufal alertam que nenhuma das informações repassadas é verdadeira, pois não existe nenhum valor a ser pago em precatório referente à ação dos 47,94%. O texto do documento inclui número do processo, nomes de advogados e de entidades oficiais, no intuito de conferir credibilidade, uma vez que esta NÃO é a conduta correta se de fato houvesse algum valor a ser pago a título de precatório.
É relevante destacar que o processo relativo à ação dos 47,94% ainda se encontra em trâmite na segunda instância e por este motivo NÃO existe precatório a ser pago, exatamente por que não houve o trânsito em julgado, de maneira que esta conduta é uma criminosa tentativa de golpe contra nossos filiados e filiadas.
O objetivo desses estelionatários é que o filiado/a entre em contato pelos números de telefone informados, para daí então serem enganados com uma justificativa de que é preciso efetuar algum pagamento prévio, para poderem receber o suposto valor “liberado”.
Infelizmente, nos dias atuais, quadrilhas de golpistas conseguem obter listas comercializadas por especialistas, com acesso privilegiado a bancos de dados, as quais contém informações de milhares de servidores, ativos, aposentados e pensionistas, para praticar este tipo de fraude.
Sendo assim, a Adufal e o Sintufal orientam todos os seus filiados/as que ignorem as orientações de pessoas que entrem em contato com essas informações (de precatório liberado da ação dos 47,94%) e não façam qualquer pagamento prévio objetivando a liberação de dinheiro.
A Assessoria Jurídica das entidades de classe advertem que assuntos relacionados à ação judicial dos 47,94%, devem ser tratados diretamente e exclusivamente na Adufal ou no Sintufal, acrescentando que as informações sobre as ações dos Sindicatos são sempre disponibilizadas nos sites oficiais e nas redes sociais.
Maceió, 27 de setembro de 2022,
Diretoria da Adufal
Coordenação Geral do Sintufal