17/10/2022
Atualizada: 17/10/2022 10:57:19
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) convoca toda a comunidade acadêmica da Ufal – professores/as, técnicos/as e estudantes – para participar do ato público pela democracia e em defesa da educação pública, nesta terça-feira (18), a partir das 13h30, na Praça Centenário.
O dia 18 de outubro, que deve levar entidades estudantis, sindicais e sociais de todo o país às ruas, foi definido como Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação como forma de denunciar e lutar contra os inúmeros ataques promovidos pelo governo Bolsonaro à educação pública.
Em especial, após a publicação do decreto nº 11.216 que apresentou uma reprogramação orçamentária para a educação até o final do mês de novembro de 2022. Com isso, o Ministério da Educação (MEC) perdeu mais R$ 1,1 bilhão do orçamento da pasta.
O ato público visa, ainda, levar para a população uma verdadeira “aula nas ruas” e, para isso, a Adufal conta com a colaboração dos/as docentes para que convidem os/as estudantes a participarem da atividade, apresentando projetos de pesquisa e extensão à sociedade durante o ato.
“Vamos levar banners e cartazes e preparar uma comunicação de cinco minutos para a comunidade. Vamos mostrar que as instituições públicas federais fazem ensino, pesquisa e extensão e têm muita prestação de serviços para a sociedade”, reforçou a vice-presidenta da Adufal, professora Sandra Lira.
“É importante que os professores e professoras liberem seus alunos no horário do ato público para que todos e todas possam participar da atividade”, acrescentou a docente.