03/10/2023
Atualizada: 03/10/2023 18:22:58

Fotos de Karina Dantas/Ascom Adufal

Servidores públicos federais de Alagoas realizaram, na tarde desta terça-feira (3), uma manifestação no centro de Maceió em menção ao Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional e Defesa dos Serviços Públicos. A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) marcou presença no ato através de integrantes da diretoria e da base.

Entre as pautas dos servidores públicos está a defesa intransigente dos serviços públicos, a reivindicação de uma recomposição salarial justa para 2024, pela reestruturação das carreiras, contra a reforma administrativa (PEC 32) e pela valorização dos serviços, servidoras e servidores públicos.

“É importante que os movimentos sindicais e sociais se organizem e se mobilizem para garantir que essa pressão popular faça com que o governo federal promova políticas públicas que interessam ao conjunto da população trabalhadora e que defendam o serviço público”, mencionou o presidente da Adufal, Jailton Lira, durante discurso no ato público.

Presidente da Adufal, Jailton Lira.

Com os dizeres de uma faixa contendo a pergunta “Como seria sua vida sem o serviço público?”, os manifestantes provocaram a população que passava pelo calçadão do comércio através de falas, frisando a importância dos mais diversos serviços públicos, tais como saúde, educação, segurança pública, limpeza urbana entre outros.

“Hoje os servidores e servidoras estão nas ruas para dizer que nós precisamos, enquanto trabalhadores, ter o devido reconhecimento e valorização do nosso patrão, que é o governo federal, e precisamos também denunciar para a população alagoana o crime que o Congresso Nacional, especialmente na pessoa do deputado Arthur Lira, pretende cometer contra o povo brasileiro com a chamada reforma administrativa, que não passa de uma tentativa de sucatear ainda mais os serviços públicos”, relatou Yuri Buarque, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal).

Da diretoria da Adufal, estiveram presentes o presidente da entidade, Jailton Lira, a vice-presidenta, Sandra Lira, a tesoureira, Rosangela Reis, a diretora de Política Educacional e Científica, Terezinha Ataíde e a secretária-geral, Irailde Correia.

A base docente da Ufal também marcou presença na manifestação, além de diversas entidades sindicais por meio de seus representantes, como Sintufal, Sintietfal, Sintect-AL, Sindprev-AL/SE, Sinfeal, DCE-Ufal, Sinteal, CUT-AL, Movimento Luta de Classes, Sindicato dos Bancários de Alagoas entre outras.

Arapiraca

A base docente de Arapiraca também realizou diversas atividades, na manhã desta terça-feira (3), com o objetivo de dialogar sobre as reivindicações da categoria na Campanha Salarial 2024 e contra a reforma administrativa.

Na ocasião, a associada da Adufal, Celi Taffarel, coordenou as atividades de visita às salas de aula no Campus Arapiraca, dialogando com os docentes, estudantes e técnicos-administrativos sobre a importância de defender os serviços públicos e o direito dos servidores a uma recomposição salarial justa.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail